Em declarações à Inforpress, em Lisboa, o presidente da Associação Pombal XXI, Adalberto Monteiro, que tomou posse para um segundo mandato em Fevereiro, disse que o foco do trabalho da organização é mostrar que todos na comunidade importam e, para tal, tem implementado vários projectos com base dos quatro pilares.
“A área da educação abrange crianças dos seis anos até o terceiro ciclo e os moradores sénior, no desporto temos aulas de caraté e futebol, na acção social fazemos atendimento à comunidade em vários domínios que depois são encaminhados aos respectivos serviços, e na cultura, temos festa de Nhô Santo Amaro, em Janeiro, mas também, festa da independência de Cabo Verde, música ao vivo, noite de fado, workshops, entre outras actividades”, explicou o responsável.
Segundo Adalberto Monteiro, para as pessoas adultas e outras reformadas, a Associação Pombal XXI “não esquece delas”, tendo em implementação vários projectos, como é o caso do “Bairro Feliz”, em que algumas pessoas já reformadas, todas cabo-verdianas, fazem a limpeza do bairro, com uma compensação que as ajudam a complementar nos gastos do dia-a-dia, já que o montante da pensão que recebem “é baixo”.
Para essa camada, a associação também tem em implementação o projecto de “aulas de informática para todos” e aulas de alfabetização para os adultos que queiram aprender ler e escrever, o projecto de “ginástica para os seniores” e “passeios com os seniores”, realizados todos os meses para vários locais, mas também os mais jovens usufruem de passeios que acontecem entre seis a oitos vezes por ano, durante as férias do verão.
“O maior desafio da associação é tentar mudar o pensamento da comunidade, hábitos e rotinas, no sentido, por exemplo, de os pais entenderem que a escola é importante para uma criança, o que não é fácil, por isso o trabalho com as crianças que frequentam a associação neste sentido, por ser uma intervenção geracional”, contou.
Conforme o cabo-verdiano, filho de mãe de Ribeira da Barca e pai de Achada Falcão, em Santa Catarina, para os mais jovens, uma “aposta forte” é na educação, com junção de esforços entre escola, família e a associação, sublinhando que a associação existe para a comunidade e o objectivo é “aproximar cada vez mais da comunidade”.
Segundo Adalberto Monteiro, eleito pela primeira vez para liderar a Associação Pombal XXI, em 2020, o projecto de apoio ao estudo, em que quatro professores acompanham os estudantes, este ano lectivo acolhe 56 alunos, mas Adalberto Monteiro fez saber que desde a criação desse projecto, há três anos, o mesmo já recebeu 96 estudantes, sendo que desses, 95 passaram de classe.
“Os miúdos que criam nos bairros, têm possibilidades de irem para outros caminhos, por isso, o trabalho que estamos a fazer vai reverter no futuro (…). Desde a criação desta associação que a nossa comunidade mudou para melhor e, drasticamente, a partir de 2020”, considerou Adalberto Monteiro que para o segundo mandato foi eleito com 100 por cento (%) do voto dos cerca de 220 sócios com quotas em dia.
A Associação Pombal XXI, sem fins lucrativos e criado em 2005, tem objecto social a promoção da emancipação social dos bairros do Pombal/Bento de Jesus Caraças, lembrando que a organização trabalha com todos os moradores, mas que mais de 70% são cabo-verdianos.
“Acredito que a comunidade está feliz e que este é o melhor bairro do concelho de Oeiras, mas também isso está a acontecer, porque temos um grande presidente da câmara, Isaltino Morais, e junta de freguesia”, disse, acrescentando que a associação conta com outros parceiros para implementação dos seus projectos, como a Livraria Leya, a HP Portugal, a Galp Energia e Escola Básica e Secundária Luís de Freitas Branco.
A Semana com Inforpress