Comunidade

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Autorizada a primeira barriga de aluguer 16 Dezembro 2017

O primeiro contrato para a gestação de substituição em Portugal foi esta sexta-feira,15, autorizado pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida.

Portugal: Autorizada a primeira barriga de aluguer

Segundo o Jornal de Notícias, o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) "deliberou autorizar a celebração do contrato de gestação de substituição relativo ao processo de autorização" do primeiro processo em Portugal, segundo um comunicado enviado à agência Lusa.

Trata-se de uma mulher que está disposta a gerar um filho da sua filha, que retirou o útero por razões clínicas.

Este caso mereceu o parecer favorável da Ordem dos Médicos e recebeu agora a aprovação do CNPMA para celebração do contrato entre as partes, depois de todos os intervenientes terem sido entrevistados por este organismo.

Revela o mesmo periódico que o parecer da Ordem dos Médicos, que não tinha caráter vinculativo, foi conhecido em meados de novembro e representou um dos passos previstos na regulamentação da gestação de substituição, publicada em Diário da República a 31 de julho deste ano.

O parecer da Ordem destina-se a avaliar apenas questões técnicas e não questões éticas ou deontológicas.

O recurso à gestação de substituição só é possível a título excecional e com natureza gratuita, nos casos de ausência de útero e de lesão ou doença deste órgão que impeça de forma absoluta e definitiva a gravidez da mulher ou em situações clínicas que o justifiquem, segundo a lei em vigor, refere o JN.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project