LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Bloquista Mariana Mortágua processa André Ventura por difamação 16 Novembro 2021

O presidente do ’Chega’ republicou um ‘post’ da espanhola Cristina Seguí, com ligações ao partido de extrema-direita Vox e que acusa Mortágua e um antigo ministro da Defesa espanhol, o socialista José Bono, de receberem dinheiro do BES-Banco Espírito Santo. A dirigente e deputada bloquista anunciou esta segunda-feira que se prepara para dar entrada a uma queixa por difamação contra Ventura.

Portugal: Bloquista Mariana Mortágua processa André Ventura por difamação

"Ventura e Seguí vão responder em tribunal por difamação. Mesmo ridícula, uma calúnia é uma calúnia", escreveu Mariana Mortágua no Twitter, em resposta à publicação de André Ventura na mesma rede social.

Em outubro, a revista portuguesa Visão dedicou um artigo a Cristina Seguí no qual descreve a espanhola "antiga aeromoça de Valência", como "amplificadora de teses conspirativas e ’fake news’", que começou a visar figuras portuguesas nos seus comentários diários, designadamente num canal de Youtube.

Figuras portuguesas. Num dos posts recentes de Seguí , desperta a atenção a foto duma jovem loira identificada como "portuguesa" que acompanha um ex-ministro espanhol, o socialista Ábalos, a quem a Cristina Seguí dirige um expressivo "¿Es está mayor de edad, viejo verde?".

A expressão "viejo [rabo] verde" é, segundo a Academia Real de Espanha, usada para designar "um homem maduro pervertido", que "persegue jovens".

Contra migrantes. No recente episódio de resgate em Ceuta, o abraço duma benévola da Cruz Vermelha a um homem resgatado dum naufrágio é transformado num alerta para "o risco de violação que correm as mulheres que caridosamente vão em socorro desta gente".

— 
Fontes: Twitter/ El País/DN.pt/. Relacionado: "Vox põe Cabo Verde de vermelho no mapa espanhol"?, 14.out.021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project