LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: CPLP e Cartas com Ciência promovem conferência para celebrar “Mulheres e Meninas na Ciência” 28 Fevereiro 2023

O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Cartas com Ciência promovem, esta terça-feira, 28, uma conferência para celebrar “Mulheres e Meninas na Ciência”.

Portugal: CPLP e Cartas com Ciência promovem conferência para celebrar “Mulheres e Meninas na Ciência”

De acordo com o convite do Secretariado Executivo da CPLP, a finalidade do evento é celebrar a “importância do acesso pleno e igualitário” à participação na ciência, tecnologia e inovação das mulheres e meninas de todas as idades, no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

A conferência irá contar com a participação especial da ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Maria do Rosário Sambo, em representação da presidência em exercício da CPLP.

Cartas com Ciência são programas de troca de cartas entre cientistas e estudantes nos países de língua oficial portuguesa, criando conversas entre eles, para promover o acesso à ciência e a quem pode tornar-se cientista, valorizando as vozes e as experiências das pessoas jovens para cultivar um sentimento de que a ciência pode ser para elas se assim o desejarem.

Cartas com Ciência foi lançado oficialmente no dia 05 de Maio de 2020 por dois cientistas portugueses, a Mariana Alves e o Rafael Galupa, sendo que de Setembro de 2020 a Janeiro de 2023, mais 450 pares estudante-cientista trocaram cartas, tem 13 programas completados e seis a decorrer e 89% estudantes conheceram um cientista pela primeira vez.

Em Cabo Verde têm duas turmas com 50 estudantes a participarem em programas duradouros, em Portugal são cinco turmas com 85 estudantes, no Brasil são três turmas com 101 estudantes, na Guiné-Bissau é uma turma com 15 estudantes, em São Tomé e Príncipe são quatro turmas com 91 estudantes, em Angola é uma turma com 48 estudantes, em Moçambique são duas turmas com 51 estudantes e em Timor-Leste é uma turma com 21 estudantes.

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado anualmente a 11 de Fevereiro, é uma iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura(Unesco), em 2015.

A dia pretende sensibilizar a sociedade civil para a importância de derrubar barreiras impostas pela desigualdade entre géneros no acesso à educação e a carreiras na área das ciências exactas, destaca também o papel importante que as mulheres têm na produção de conhecimento científico.

Em 2023 a temática foi “Innovate. Demonstrate. Elevate. Advance – I.D.E.A.” (Inovar. Demonstrar. Elevar. Avançar​​.), ou seja, “trazer as comunidades para um desenvolvimento sustentável e equitativo”.

O evento está marcado para às 14:00 (13:00 em Cabo Verde), em formato híbrido, a partir do auditório da sede da CPLP, em Lisboa.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project