Segundo informações disponibilizadas pela UCCLA, o evento, que tem o apoio institucional da Câmara Municipal de Cascais, acontece no Mercado da Vila de Cascais, e de entre outras actividades, vai ser marcado pelo artesanato, música e gastronomia com “sabores de todos os continentes”.
De Cabo Verde, participam Zezé Barbosa e Sandra Horta (música), Filinto Elísio (literatura), Artempalha 100%caboverde e Plataforma Voador (artesanato), Café Laura (gastronomia) e Associação Caboverdeana de Lisboa (ACV).
Para além de Cabo Verde, os países e regiões representados são também Angola, Brasil, Galiza, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
De acordo com a organização, homenagear a língua portuguesa e a união das várias culturas pelo mundo, divulgar o artesanato, a dança, a música e os sabores de todos os continentes, é o objectivo principal do Mercado da Língua Portuguesa.
A abertura do evento está marcada para as 18:00 (16:00 em Cabo Verde) do dia 26 de Maio, sexta-feira, e nos dias 27 e 28 de Maio, o mercado arranca às 10:00.
Em 2022, o Mercado da Língua Portuguesa aconteceu no mesmo local de 27 a 29 de Maio, e em 2021, de 22 e 23 de Julho.
Nesta última edição, de Cabo Verde participaram Fattú Djakité e Dadá de Bia e as Freirianas (música/batuque), Carlota de Barros (literatura), “Dez grãozinhos di terra”, Steve Espírito Santo – Artempalha (artesanato) e Plataforma Voador (artes plásticas, ilustração, fotografia, artesanato e design).
A Semana com Inforpress