ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Cabo Verde participa no “Diálogo sobre pequenos negócios e empreendedorismo no âmbito CPLP” 05 Novembro 2022

Cabo Verde está presente no “Diálogo sobre pequenos negócios e empreendedorismo no âmbito CPLP” que decorre hoje, em Lisboa, para analisar o impacto e as contribuições dos pequenos negócios nas economias dos Estados-membros da organização.

Portugal: Cabo Verde participa no “Diálogo sobre pequenos negócios e empreendedorismo no âmbito CPLP”

O presidente do Conselho Directivo da Pró-Empresa, Pedro Barros, vai falar sobre “O panorama dos pequenos negócios em Cabo Verde”, no evento que também conta com a presença do presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Paulo Santos.

Nesse painel, também o Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste irão falar sobre o “O panorama dos pequenos negócios”, nos seus países.

De acordo com a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), que organiza o evento em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o diálogo visa “debater e propor acções para o fortalecimento de estratégias para a promoção dos pequenos negócios e do empreendedorismo”.

“O evento ambiciona, assim, contribuir para o papel das instituições de apoio e promoção dos pequenos negócios e do empreendedorismo nas estratégias de desenvolvimento económico dos Estados-membros da CPLP, bem como para a implementação da Agenda Estratégica para a Consolidação da Cooperação Económica da CPLP (2022-2027)”, explicou a mesma fonte.

Com o objectivo de fortalecer a cooperação económica e empresarial da comunidade, a presidência angolana, em exercício, da CPLP (2021-2023) conferiu especial importância a esta dimensão, tendo o Conselho de Ministros, reunido a 16 de Julho de 2021, em Luanda, adoptado a “resolução sobre a criação de um novo objectivo geral da CPLP – Cooperação Económica”.

Posteriormente, em 29 de Abril de 2022, a I reunião de conjunta de ministros da Economia, Comércio e Finanças da CPLP aprovou a Agenda Estratégica para a Consolidação da Cooperação Económica (2022-2027), a qual se desenvolve em sete eixos.

Promoção do comércio, promoção do investimento, capacitação institucional e empresarial, melhoria dos mecanismos de financiamento, reforço da competitividade, reforço dos sistemas nacionais de propriedade industrial, desenvolvimento e consolidação das infra-estruturas nacionais para a qualidade, são esses eixos.

A “Agenda Estratégica para a Consolidação da Cooperação Económica (2022-2027) pretende afirmar a CPLP enquanto um espaço dinâmico, promotor de quadros legais e regulamentares convergentes, de fluxos de negócios, investimentos e trocas comerciais, e assente em princípios e valores comuns, nomeadamente de promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável”, refere o documento aprovado na I reunião de conjunta de ministros da Economia, Comércio e Finanças da CPLP.

Durante o encontro, vários temas serão debatidos, nomeadamente, “A importância da cooperação económica e empresarial no âmbito da CPLP”, proferido pelo secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e “A experiência da cooperação internacional do Brasil com a CPLP”, pelo director da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Ruy Carlos Pereira.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project