De acordo com a nota de imprensa enviada ao ASemanaonline, a eleição de Mrs. Portugal teve três fases seletivas, sendo a primeira fase a nível dos Distritos, no dia 10 de setembro, em que foi eleita Mrs. Alentejo. Seguiu-se a fase eliminatória, e o público elegeu apenas nove candidatas, que passaram à fase final, onde Tairine Barbosa se sagrou como a vencedora.
Tairine reside a aproximadamente cinco anos no Distrito de Alentejo, Portugal, onde constituiu família e faz sua formação académica em Psicologia na Universidade de Évora.
Enquanto detentora da coroa e da faixa Mrs. Portugal 2023, Tainira Barbosa, conforme avançado pela nossa fonte, abraçará causas globais, como, por exemplo, dar a sua contribuição para a formação de consciência cívica e promoção de atitudes ecológicas, priorizando sempre os direitos da água, bem escasso e finito, assim como promover campanhas em prol da diversidade, da inclusão e promoção da cultura da paz.
A Mrs. Portugal é uma categoria do Concurso Nacional de Beleza (CNB) em que podem concorrer candidatas com nacionalidade portuguesa ou outras, desde que residam a mais de 6 meses em Portugal, tenham entre 18 e 38 anos e mais de 1.60cm de altura. A candidatura é aberta a cidadãs de diferentes estados civil, com ou sem filhos.
“A CNB tem a missão de eleger as candidatas portuguesas a alguns dos maiores concursos internacionais de beleza, bem como desenvolver as suas competências e potenciar as suas carreiras”, lê-se na nota.
A mesma fonte realça que, entre 5 e 8 de outubro, foram eleitas todas as representantes portuguesas para as categorias de beleza, nomeadamente Miss Universe Portugal e Mrs. Portugal, Miss Queen e Miss Teen Portugal, e a Top Model Portugal.