É uma competição difícil, com 19 jogos, em dois anos e meio, como destacou esta sexta-feira na capital cabo-verdiana, o selecionador nacional na apresentação da lista de convocados, com vinte e dois jogadores da diáspora.
Pedro Brito o ’Bubista’ disse estar "satisfeito" com o que a seleção de Cabo Verde alcançou: "Conseguimos a qualificação para o CAN 2023 e estamos na candidatura para a melhor seleção do ano em África", congratulou-se.
Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis seleções (de A a I) e os vencedores de cada grupo classificam-se, automaticamente, para o Mundial 2026.
Os jogos de qualificação decorrem entre este mês de novembro e outubro de 2025, com cada equipa a fazer um jogo em casa e outro jogo fora, num total de 10 jornadas.
Lista dos convocados da Diáspora
Cinco de Portugal, dois dos EUA, Chipre, Turquia ou do Azerbaidjão; um de França, Países-Baixos, Bélgica, Áustria, Espanha, Eslováquia, Irlanda, Moldávia, Emirados.
Guarda-redes: Josimar Dias ‘Vozinha’ (AS Trencin, Eslováquia), Márcio da Rosa (Anadia FC, Portugal), Dylan Silva (Sintrense, Portugal) e Bruno Varela (Guimarães, Portugal).
Defesas: Roberto Lopes ‘Pico’ (Shamrock Rovers, Irlanda), Diney Borges (Al Bataeh, EAU), Dylan Costa (Toulouse, França) João Correia (Desp. Chaves, Portugal), Steven Moreira (Columbus, EUA), Delmiro Nascimento (AEZ Zakakiou, Chipre).
Médios: Jamiro Monteiro (DJ Earthquakes, EUA), Kenny Rocha (AEZ Zakakiou, Bélgica), Deroy Duarte (Fortuna Sittard, Países-Baixos), Carlos Fernandes ‘Cuca’ (União de Leiria, Portugal), Leandro Andrade e Patrick Andrade (Karabakh/Carabaque, Azerbaidjão) e João Paulo Fernandes (Sheriff, Moldávia).
Avançados: Ryan Mendes (Karagumruk, Turquia), Garry Rodrigues (Ankaragucu, Turquia), Willy Semedo (Omonia, Chipre), Tiago Correia ‘Bebé’ (Rayo Vallecano. Espanha), Bryan Teixeira (Sturm Graz, Áustria) e Hélio Varela (Portimonense, Portugal).
EUA-México-Canadá: 1ª Copa trianfitrionada
O Mundial de Futebol de 2026 organizado a três terá lugar em onze cidades dos Estados Unidos, três no México e duas no Canadá.
A fase final disputada de 08 de junho a 19 de julh de 2026 contará, pela primeira vez, com 48 seleções, já que África passa de cinco para nove equipas selecionadas.
...
Fontes: Inforpress/Mais Futebol/FIFA.org. Foto: O Estádio Nacional de Cabo Verde recebe, na quinta-feira 16, o primeiro jogo da fase de apuramento para o Mundial de 2026. Um dos convocados para o jogo contra Angola é o Ryan Mendes, que começou a carreira no Batuque FC. Em 2008, aos dezoito anos mudou-se para França, onde jogou pelo Le Havre AC até 2012, com 97 partidas e 19 golos, um desempenho de relativo sucesso que lhe rendeu a contratação pelo Lille OSC no mesmo ano. Seleção: participou nas Seleções sub-16 e sub-21 e em 2010 estreou-se na equipa principal, onde marcou pelos Tubarões-Azuis em fevereiro de 2012, contra o Madagáscar, nas Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas de 2013.