ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Coimbra acolhe 6ª Cimeira Mundial Global dos Países Africanos com saúde na agenda 11 Abril 2018

A Cidade Portuguesa de Coimbra será, na próxima semana, palco da 6ª Cimeira Mundial Global dos Países Africanos (World Health Summit). O evento acontece durante os dias 19 e 20 deste mês no Convento São Francisco e conta com a participação de mais de 600 participantes e 120 oradores, com destaque para especialistas, investigadores, académicos, decisores políticos e outros actores de relevo do sector. Vão debater temas de Saúde Global relacionados com a gestão de doenças infecciosas e a governação para a equidade da saúde nos países de baixa e média renda, as oportunidades e os desafios na transição da inovação para os cuidados de saúde e a educação Biomédica num mundo em mudança.

Portugal: Coimbra acolhe 6ª Cimeira Mundial  Global dos Países Africanos com saúde na agenda

A Cimeira conta ainda com a presença especial do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, a Conselheira Principal para a Saúde e Gestão de Crise na Comissão Europeia, Isabel de La Mata, e do Presidente da World Health Summit, Detlev Ganten, entre outras personalidades públicas estrangeiras.

Em comunicado remetido a este diário digital, a organização informa que as sessões plenárias serão orientadas pelos oradores do Fundo de População das Nações Unidas, da Organização Mundial de Saúde, da Fundação Bill & Melinda Gates e ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Cerca de 600 participantes e 120 oradores de mais de 40 países estarão a debater questões ligadas à Saúde Global dos Países Africanos, com o fito de promover o desenvolvimento de um conjunto de novas abordagens e estabelecer colaborações frutíferas tanto com os parceiros da CPLP, como os internacionais, segundo o Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Fernando Regateiro.

Já os Ministros Saúde da CPLP aproveitam a ocasião para debater o papel das relações diplomáticas na Saúde Global, de forma a reunir esforços para encontrar respostas para os actuais e futuros desafios deste sector.

De referir que Coimbra tem-se posicionado como o centro de criação e disseminação de conhecimento sobre saúde para o mundo, razão pela qual foi eleita a cidade que em 2018 acolhe e organiza esta Cimeira de projecção mundial. “Tem vindo a tornar-se numa referência incontornável no panorama do Ensino Superior e da Investigação e Desenvolvimento, quer pela qualidade reconhecida do ensino ministrado, quer pelos avanços que têm permitido à investigação pura e aplicada, em diversas áreas científicas e tecnológicas, nomeadamente na área da saúde”.

Segundo o documento, World Health Summit Regional Meeting realiza-se anualmente, desde 2013. As edições anteriores aconteceram em Singapura, São Paulo, Quioto, Genebra e Montreal. Esta é organizada sob a Direcção da Coimbra Health, o consórcio entre a Universidade de Coimbra (UC) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project