O documentário de 94 minutos será exibido no Cinema de São Jorge, em Lisboa, às 18:00 (16:00 em Cabo Verde), nessa 21ª edição do DocLisboa que decorre de 19 a 29 de Outubro, com 250 filmes de 42 países, entre eles 35 estreias mundiais, incluindo “Nôs dança”, e 39 filmes portugueses.
Na justificação do documentário, o realizador explicou que o arquipélago de Cabo Verde e a sua sociedade desenvolveram, ao longo da sua formação etnológica, uma mescla de culturas que transformou e recriou os elementos originais com outros trazidos por culturas de diferentes latitudes.
“Nôs Dança” é uma viagem com o bailarino e coreógrafo António Tavares à procura das danças espalhadas pelo arquipélago, dos ritmos tradicionais aos estilos contemporâneos. Um encontro com bailarinos, músicos e as pessoas que guardam histórias e saberes das danças e dos ritmos que deram origem aos géneros que enriqueceram a génese cabo-verdiana”, explicou.
Rui Lopes da Silva nasceu em Cabo Verde e vive em Portugal, onde concluiu o curso de cinema e audiovisual no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (I.A.D.E.), em Lisboa, tendo trabalhado como director de fotografia, operador de câmara e montador em episódios de séries de televisão e documentários.
O documentário “Nôs dança” também será exibido na 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no Brasil, que decorre de 19 de Outubro a 01 de Novembro.
A Semana com Inforpress