DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Embaixada quer “consulado 100% digital” no momento em que pedidos on-line ultrapassam os presenciais 26 Junho 2022

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, quer ter um “consulado 100 por cento (%) digital”, numa altura em que os pedidos feitos on-line nos serviços consulares em Lisboa já ultrapassam os solicitados presencialmente.

Portugal: Embaixada quer “consulado 100% digital” no momento em que pedidos on-line ultrapassam os presenciais

À Inforpress em Lisboa, Eurico Monteiro disse que é com esse propósito que no dia 29 de Junho, quarta-feira, será feito o lançamento de novos serviços digitais do Portal Consular de Cabo Verde, num acto oficial a ser presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

“Neste momento, os pedidos on-line já ultrapassaram os pedidos presenciais e, com estes novos produtos, vamos dar um salto qualitativo importante, no caminho de um consulado digital a 100 por cento, em Portugal e em todos os postos consulares. Em várias partes do mundo, os postos consulares têm tido uma participação activa na prossecução deste objectivo”, frisou o embaixador.

Segundo Eurico Monteiro, o primeiro-ministro, que estará de visita a Portugal de 27 a 30 de Junho, para liderar a comitiva cabo-verdiana que vai participar na II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que acontece em Lisboa de 27 de Junho a 01 de Julho, também irá participar em outras actividades.

Um desses eventos é o encontro que Ulisses Correia e Silva terá com os candidatos autárquicos de ascendência cabo-verdiana, eleitos e não eleitos, o que, segundo o embaixador, representa “um sinal de reconhecimento de engajamento e credibilidade dessas pessoas”.

Ainda nesta deslocação a Portugal, o primeiro-ministro é convidado da Universidade de Coimbra, no dia 30 de Junho, para proferir uma palestra subordinada ao tema “Cabo Verde e a gestão da crise da pandemia da covid-19 e da crise inflacionista derivada da guerra na Ucrânia”.

“A Universidade de Coimbra é um parceiro importantíssimo na estratégia de formação do Governo de Cabo Verde”, frisou o embaixador Eurico Monteiro, apontando que Ulisses Correia e Silva também terá um encontro com o seu homólogo português, António Costa, para tratarem de vários assuntos bilaterais entre os dois países, mas também matérias de natureza multilateral ligadas à agenda da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“De entre estes assuntos, é natural que seja abordada a questão da mobilidade, pois não só todos os países praticamente já completaram os seus processos de ractificação (com exceção da Guiné Equatorial), como também já houve declarações inequívocas dos dois chefes de Governo no sentido de avançarem para a sua concretização”, lembrou.

De acordo com Eurico Monteiro, este é um “momento alto de relacionamento entre os dois países” que estão a preparar a legislação interna para comodar o acordo e também a pensar na estrutura dos instrumentos adicionais que materializam em detalhe e no concreto tal mobilidade. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project