LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Embaixadora da Ucrânia demitida por "atuação ineficaz" ou "rotação agendada" 25 Junho 2022

Inna Ohnivets, a embaixadora da Ucrânia em Portugal tinha sido nomeada em 2015 pelo presidente Poroshenko. Foram também demitidos os embaixadores na Geórgia, Eslováquia, Irão e Líbano, segundo o jornal ucraniano The Kyiv Independent.

Portugal: Embaixadora da Ucrânia demitida por

Inna Ohnivets perante as especulações de que a sua atuação teria desagradado ao presidente Zelensky desmentiu-as.

Em declarações hoje à imprensa portuguesa afirma que se trata de "uma rotação agendada", que devia ter acontecido em 2019, mas que se estendeu por três anos mais.

Esta sexta-feira, a embaixadora que recebeu acreditação em Lisboa em outubro de 2015, disse à SIC Notícias que na quarta-feira o seu ministro dos Negócios Estrangeiros lhe confirmou que ia ser publicado o decreto presidencial dali a dois dias.

Ucranianos em Portugal

O presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, avalia como muito positivo o trabalho desenvolvido pela diplomata durante os quase sete anos em que esteve a dirigir a embaixada em Lisboa.

"E mesmo quando foi da chegada dos refugiados", após a invasão da Ucrânia pela Rússia, "desde o dia 24 e fevereiro, nem dormia, e sempre estava com todos", rematou.

Fontes: SIC/Presidencia.pt/Twitter/DN.pt/.... Fotos: Em 24-2, 1º dia da invasão russa à Ucrânia, o presidente Marcelo convidou a embaixadora para o Palácio Presidencial e expressou-lhe a solidariedade de Portugal para com a Ucrânia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project