LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Enxurrada arrastou homem e populares salvam-no 15 Setembro 2022

Em Tercena, perto de Massamá na Grande Lisboa, a chuva esta terça-feira foi tanta que virou enxurrada com uma força que arrastou um homem numa paragem de autocarro. Só a intervenção de populares evitou o pior.

Portugal: Enxurrada arrastou homem e populares salvam-no

Tercena, localidade do município de Oeiras servida pela estação ferroviária Massamá da linha de Sintra, é de década a década assolada por enxurradas, sempre que a ribeira dita de Massamá transborda. Foi assim em 2011 quando a ribeira virou rio e destruiu casas que empreiteiros implantaram sem saber que estavam no caminho das águas.

Foi assim este ano, em que a ribeira que deu nome a Massamá desta vez abriu caminho pelas ruas que já foram seu leito (da ribeira). A natureza voltou a ganhar espaço após ter sido afastada do perímetro urbano que cresceu nos últmos trinta anos.

Esta terça-feira a enxurrada surgiu tão inesperada e com tal ímpeto que um homem à espera do autocarro foi de súbito levado pelas águas diluviais.

Valeu-lhe a prontidão com que o socorreram as pessoas que estavam no local. Horas depois a SIC notiiou que o homem — "gravemente ferido" em resultado do seu arrasatamento pelo dilúvio — se encontra hospitalizado, mas que não corre perigo de vida.

Por cá

Enxurrada também em São Vicente, onde as primeiras chuvas lembram o dilúvio. E a pouco mais de cinco quilómetros do centro do Mndelo na zona agrícola de Tchon de Holanda/Txon d’Olanda.

Houve avultados prejuízos — felizmene só materiais — com lavras e explorações pecuárias a serem levadas pelo dilúvio.

Fontes: SIC/outras, pessoais. Fotos em captação da SIC.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project