LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: "Esta prisão não é como as outras, é um paraíso", diz denunciante do ’Football Leaks’ 29 Dezembro 2019

Entrevistado na cadeia pela primeira vez desde a sua extradição de Budapeste, Hungria há nove meses, o português Rui Pinto elogia a prisão (que comparada com as outras "um paraíso" e afirma: "Os guardas dizem-me que Portugal precisa de gente como eu".

Portugal:

O blockbuster (denunciante) ou é um herói ou um vilão e Rui Pinto diz que "estava ciente de que qualquer coisa podia acontecer. Sabia que as autoridades portuguesas perseguem os denunciantes, tinha de estar preparado para isso", disse à revista alemã Der Spiegel.

Sobre os seis meses em que esteve em isolamento, afirmou: "Primeiro, foi muito difícil. Somos todos seres humanos e precisamos de contacto com outras pessoas. Mas tive de aceitar a situação e adaptar-me. Foi muito importante não perder o foco. Serei acusado de crimes que não cometi, mas não vou denunciar ninguém".

Uma dessas acusações que recusa é a de ser um pirata informático, porque "para mim, pirataria é entrar num sistema à força e explorá-lo. Eu nunca fiz isso."

Acusado de 147 crimes, incluindo pirataria e violação de correspondência, Rui Pinto é categórico em afirmar: "Sei que parece um número elevado de crimes e provavelmente serei acusado de crimes que não cometi. Mas toda a investigação foi completamente enviesada e tem enormes erros".

Mas admite "que, do ponto de vista da lei portuguesa, alguns dos meus atos possam ser considerados ilegais, e irei responder por eles. Mantenho que muitas coisas mencionadas [na acusação] não foram feitas de forma ilegal".

Football Leaks: CR7, Mourinho...

O site Football Leaks desencadeou ao longo dos dois últimos anos, a partir de informações obtidas através de invasão informática, diversas notícias sobre alegados esquemas de corrupção no futebol mundial.

Revelou-se a outra face de figuras tidas como impolutas. Uma delas é José Mourinho que teve de responder por fuga ao fisco.

Cristiano Ronaldo enquanto alegado autor de crimes — violação em Las Vegas e fuga ao fisco em Espanha, e mais recente (Football Leaks : Cristiano Ronaldo foi ouvido na Polícia Judiciária, 07.jul.).

Os danos na imagem do astro do futebol mundial surgiram de imediato. Primeiro a FIFA excluiu-o da sua representação do Campeonato de 2019. Outros patrocinadores recuaram "à espera de ver como a situação" evoluía. (CR7 acusado tem apoio do Futebol, mas patrocinadores ’preocupados’ acautelam-se e FIFA descartou-o de 2019, 07.out.018).

Fontes: Referidas. Fotos: Rui Pinto em Lisboa a caminho da cadeia. Estrago do Football Leaks na imagem de CR7 levou a FIFA a descartar esta imagem para o FIFA19.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project