LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal:Família rejeita trasladação de Zeca Afonso para o Panteão Nacional 23 Agosto 2018

Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) propôs a trasladação dos restos mortais de Zeca Afonso para o Panteão Nacional. Família decidiu rejeitar a intenção, respeitando assim a "vontade" do artista.

Portugal:Família rejeita trasladação de Zeca Afonso para o Panteão Nacional

A família Zeca Afonso vai respeitar a “vontade” do artista e, por isso, rejeitar as honras de Panteão Nacional como propôs a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Através de um comunicado, a família do compositor justifica a decisão com a própria vontade de Zeca Afonso e a forma como encarou condecorações oficiais que lhe haviam sido propostas.

“José Afonso rejeitou em vida as condecorações oficiais que lhe haviam sido propostas. Foi, a seu pedido, enterrado em campa rasa e sem cerimónias oficiais, em total coerência com a sua vida e pensamento. Por isso, apesar da meritória intenção que inspira a proposta, é a sua vontade que deve ser respeitada”, lê-se na nota enviada às redações.

A família frisa, por fim, que é "fundamental a salvaguarda e fruição da obra de José Afonso e a defesa dos seus direitos de autor, contando para tal com o superior envolvimento do Estado Português e da SPA, nomeadamente para que se garanta a recuperação e preservação das gravações originais".

A viúva do artista, sublinhe-se, disse esta quarta-feira ter sido surpreendida com a proposta da SPA, tornada pública ontem.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project