ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: IPB sem condições para abrir mais vagas para estudantes internacionais nos próximos anos 23 Novembro 2022

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, não prevê abrir mais vagas para estudantes internacionais, nomeadamente dos países de língua portuguesa, porque está no limite da sua capacidade e o alojamento tem sido insuficiente.

Portugal: IPB sem condições para abrir mais vagas para estudantes internacionais nos próximos anos

“Gostaríamos de abrir mais vagas para estudantes internacionais, nomeadamente dos países de língua portuguesa, mas estamos limitados pelas instalações. Estamos no limite e também sentimos que o alojamento nas nossas cidades está no limite”, esclareceu à Inforpress, o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

Segundo ele, neste momento o IPB está a construir algumas residências de estudantes, mas já verificou que “começa a haver alguma dificuldade” neste sentido, sublinhando, entretanto, que o instituto tem também “particular necessidade” de construir uma nova Escola de Saúde e está neste momento a tratar deste processo.

“Enfim, gostaríamos de ampliar um pouco a nossa dimensão, mas neste momento estamos limitados por esses dois factos: as nossas instalações e a dimensão do alojamento nas cidades, por isso não podemos aumentar e vamos ter de manter este contingente até temos mais condições”, esclareceu.

Por outro lado, Orlando Rodrigues garantiu que o IPB tem apoiado o empreendedorismo dos seus alunos de Cabo Verde, através de um programa de apoio ao empreendedorismo, a montarem os seus próprios negócios, tanto em Bragança, como no seu País de origem.

“Temos alguma relação com alguns municípios e instituições cabo-verdianas no apoio ao empreendedorismo dos nossos alunos e muitos têm criado empresas de sucesso em Cabo Verde ao montarem os próprios negócios”, disse o presidente do Instituto Politécnico de Bragança que acolhe cerca de 10.500 estudantes, 35 por cento (%) dos quais são internacionais, representando quase 70 nacionalidades, sendo que mais de mil são cabo-verdianos.

Orlando Rodrigues esclareceu que a maioria dos estudantes é de países de expressão portuguesa, aparecendo primeiro Cabo Verde, depois o Brasil, São Tomé, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e também Timor-Leste.

O IPB tem também uma “comunidade assinalável” de estudantes tunisinos, que já são mais de 100, e vários de outros países de América do Sul, tanto que alguns cursos são leccionados inteiramente em inglês, por causa dos estudantes internacionais.

O Instituto Politécnico de Bragança é uma instituição pública de ensino superior de Portugal constituída por cinco escolas, sendo quatro em Bragança e uma em Mirandela: Escola Superior Agrária de Bragança, Escola Superior de Educação de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela e Escola Superior de Saúde de Bragança.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project