SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Início do processo de julgamento sobre a morte de Luís Giovani Rodrigues 11 Fevereiro 2021

Começaram a ser julgados esta quarta-feira, 10, em Portugal, no Tribunal de Bragança, os sete cidadãos indiciados da morte do estudante cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues, ocorrida num Hospital do Porto a 31 de dezembro de 2019, na sequência da agressão de que fora vítima dez dias antes em Bragança.

Portugal: Início do processo de julgamento sobre a morte de Luís Giovani Rodrigues

Os arguidos são sete homens de Bragança, com idades entre os 22 e os 45 anos, que respondem, cada um, pelo crime de homicídio qualificado consumado relativamente à vítima Luís Giovani Rodrigues e pelo crime de ofensas à integridade física qualificada no que se refere a outros três cabo-verdianos do grupo, conforme noticia a Radio France International (RFI).

“Os pais de Giovani Rodrigues constituíram-se assistentes no processo e o mandatário, o advogado Paulo Abreu, afirmou aos jornalistas que mantêm a ideia inicial, de que a morte do jovem de 21 anos resultou das agressões de que foi alvo”, cita a mesma fonte.

O advogado apontou que “a acusação do Ministério Público reforçou essa ideia”, assim como o despacho de pronúncia, resultado do processo de instrução.
A defesa dos arguidos tem alegado que o que está em causa neste processo é uma rixa, sem premeditação ou intenção de matar, e aposta na tese de que a morte poderá ter resultado de um acidente.

Ainda, segundo a RFI, os sete acusados do homicídio disseram que querem prestar declarações sobre os factos e acusações. Os factos remontam à madrugada de 21 de Dezembro de 2019, quando um grupo de quatro cabo-verdianos se terá envolvido numa desavença com outro grupo de residentes em Bragança, cidade de Trás-os-Montes, em Portugal.

Luís Giovani Rodrigues, que tinha chegado à região há pouco mais de um mês para estudar no Instituto Politécnico, foi encontrado sozinho caído na rua e levado para o Hospital de Bragança, tendo sido em seguida, transferido para um Hospital do Porto, onde acabou por morrer 10 dias depois.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project