Em declarações à Inforpress, a autora, cronista, bloguer, podcaster, palestrante e criadora de conteúdos contou que o “Empodera-te”, que adoptou, tem como nome de família Sanches, que também classifica o projecto como um movimento, explicou que o mesmo surgiu em Janeiro deste ano, na sequência do ‘podcast’ “Ainda Solteiros”, estreado em Novembro de 2022.
Assim, no dia 07 de Janeiro de 2023, apresentou o projecto, em Lisboa, no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), que teve como padrinho o artista Dino D’Santiago e por causa da muita procura, repetiu o evento no dia 27 de Janeiro, na mesma cidade, no Centro Cultural de Belém (CCB), que teve como madrinha a mulher do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Manuela Brito.
“A minha referência é sempre Cabo Verde, terra que me viu nascer, crescer e florescer. É por isso que estou com o coração cheio, porque agora estou a conseguir levar o “Empodera-te” para Cabo Verde, Cidade da Praia, no dia 25 de Novembro”, disse, ressaltando a importância do dia, já que vai ser na Semana da Erradicação da Violência contra Mulher.
Sara Sarowsky já tem o lugar para o evento que vai ter também, à margem, outras actividades, como uma feira de negócios de mulheres, apresentações de dois livros e um passeio para o interior da ilha de Santiago, tendo em conta que vão estar a participar pessoas de outras nacionalidades, nomeadamente moçambicana, brasileira e portuguesa, que nunca foram a Cabo Verde, ou mesmo cabo-verdianos que já não ia há muito tempo.
“O ‘Empodera-te’ é assente em quatro pilares: empoderamento físico (corpo), empoderamento mental (mente), empoderamento espiritual (espírito) e empoderamento emocional (coração)”, indicou a produtora de eventos nascida e criada em Cabo Verde e radicada em Lisboa há mais de 15 anos.
A mentora justificou que esse projecto começou logo por ter um “grande impacto”, porque foi logo depois de dois anos “muito complicados” por causa da pandemia, que mexeu também com a saúde mental por causa da pandemia.
Em Cabo Verde, o evento terá como madrinha a primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, e a embaixadora oficial Lena Marçal, mas também terá a vertente solidárias, visto que as duas autoras que vão lá apresentar as suas obras irão reverter o montante da venda dos livros a duas instituições.
A moçambicana Yulanda Fumane, residente no Dubai, vai apresentar o seu livro “O poder da dificuldade”, no dia 30 de Novembro, em que a totalidade da receita arrecadada vai para a Fundação Dretu, e a brasileira Ângela Pinheiro, com o seu livro “Decretos mágicos”, no dia 28 de Novembro, em que a venda da obra deverá reverter-se para a Fundação Orlando Pantera.
Para a caboverdiana, que foi galardoada com o Prémio Mérito Migrante na categoria “Empreendedorismo” na segunda edição do evento organizado pela Associação Lusófona, Cultura e Cidadania (ALCC), que teve lugar no dia 15 de Setembro, na Assembleia da República de Portugal, foi uma das “melhores surpresas” que já teve.
“Não estava à espera de ser galardoada com o Prémio Mérito Migrante. O que estou a fazer está no início, mas o galardão dá-me muito mais moral e motivação para continuar e é essa grandeza que quero levar para Cabo Verde”, frisou.
Com formação académica em comunicação empresarial e pós-académica em marketing estratégico, audiovisual e multimédia, Sara Sarowsky desempenhou funções em instituições, como Embaixada de Cabo Verde em Portugal, a Ordem dos Engenheiros de Portugal e Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi).
Também é autora “Ainda Solteira”, criado em Junho de 2015 e distinguido por três anos consecutivos (2018, 2019 e 2020) como melhor blog de Portugal na categoria de “Sexo e diário íntimo”.
A Semana com Inforpress