ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Nasce Renasce com apoio da Boa Vizinhança vai enviar mais de 4.000 euros em doação para Cabo Verde 13 Julho 2022

A associação Nasce e Renasce, que trabalha para uma maior integração de jovens de origem africana na sociedade portuguesa, pretende enviar, em Agosto, com o apoio da associação Boa Vizinhança, mais de 4.000 euros em doação para Cabo Verde.

Portugal: Nasce Renasce com apoio da Boa Vizinhança vai enviar mais de 4.000 euros em doação para Cabo Verde

Em declarações à Inforpress em Lisboa, a presidente da Nasce Renasce, Eunice Correia, que no dia 09 de Julho, nas comemorações do 47º aniversário da independência de Cabo Verde também homenageou a Associação Boa Vizinhança Santo António, justificou a homenagem com o facto de a instituição de solidariedade social portuguesa ter estado a apoiar “mais de 4.000 cabo-verdianos em Portugal”, principalmente doentes evacuados.

“Tem apoiado pessoas vulneráveis, sobretudo durante a covid-19, em que estiveram na linha da frente com a Associação Nasce Renasce, tem apoiado a vários níveis, nomeadamente a nível financeiro com a renda da casa, próteses, medicamentos, materiais escolares e de informática. Agora estamos a preparar mais de 4.000 euros em doação só para Cabo Verde, em Agosto, para São Lourenço dos Órgãos”, frisou.

Segundo Eunice Correia, Nasce Renasce tem feito um “grande trabalho” em termos de legalização de imigrantes em Portugal para aquisição de nacionalidade portuguesa ou título de emigrante, de apoio na integração na sociedade, principalmente os doentes quando vêm evacuados, acompanhando em consultas, apoiar com medicação e levar a determinados sítios que precisem.

Por outro lado, a presidente da associação, com espaço físico em Casal de São Brás, na Amadora, e Alto de Lumiar, em Lisboa, acrescentou que Nasce Renasce também tem ajudado os cabo-verdianos a encontrarem trabalho, os jovens na retoma dos estudos, assim como fazem acompanhamento e apoiam mulheres vítimas de violência doméstica.

“Também temos desporto, com equipas de andebol feminino e apoio aos estudos e este ano temos muitos jovens com prémio de excelência nas suas escolas. Somos uma associação pequena em financiamento, mas grande em trabalho que fazemos, contamos com vários parceiros e em vários níveis”, sublinhou.

Por sua vez, a presidente Associação Boa Vizinhança Santo António, Teresa Cancela, também em declarações à Inforpress, lembrou que a Nasce Renasce, tem ajudado toda a comunidade, “que é bastante pobre”, que vive nos arredores de Lisboa, sendo que “uma parte habita em alguns bairros sociais”.

Conforme conta, a parceria com a Nasce Renasce começou em 2015, e a ajuda que disponibilizam são da parte que é loja social, chamada de Dona Ajuda, que vive de doações e com a venda, ajudam financeiramente as instituições, assim como os beneficiários diretos que recebem ajuda financeira.

Para além disso, todas as pessoas ou famílias que são referenciadas e chegam na associação “completamente carenciadas em todos os níveis”, recebem ajuda com roupa, calçado e coisas de casa, entre outros.

“Os bairros de Nasce Renasce são os que mais recebem, porque sabemos da grande necessidade deles (…). Os doentes também precisam de ajuda que com muito gosto ajudamos”, afirmou Teresa Cancela.

A presidente da Boa Vizinhança Santo António referiu, entretanto, que para além da Nasce Renasce, a associação que dirige ajuda várias instituições e emigrantes, nomeadamente da Síria e agora da Ucrânia, com cinco peças de roupa à escolha, mensalmente, ou 30 euros por pessoa e conseguem neste momento ajudar centenas de famílias.

A Nasce Renasce é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos a promoção cultural, a formação e a aprendizagem, o desporto e atividades recreativas, o apoio social e a inter-ajuda, direcionados a uma população maioritariamente jovem.

A Nasce e Renasce também trabalha para uma maior integração dos cidadãos imigrantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na sociedade portuguesa.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project