LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Pais de menor enviam mensagem de gratidão à Polícia que localizou a filha — Caso Odete/Tatiana 27 Janeiro 2022

A menor, de 13 anos, foi encontrada na quarta-feira à noite a vaguear na cidade de Leiria, no centro de Portugal. O Comando Distrital da PSP de Leiria, localizou-a horas depois de a mãe ter reportado o seu desaparecimento às autoridades. Um final feliz que é raro.

Portugal: Pais de menor enviam mensagem de gratidão à  Polícia que localizou a filha — Caso Odete/Tatiana

E.C. e M.M., pais da menor escreveram a carta que foi partilhada nas redes sociais.

"Bom dia Exmo. Senhor Comandante de Leiria, vimos por este meio agradecer todo o vosso apoio, ajuda e ações que fizeram para encontrar a nossa filha".

O agradecimento dirige-se "em especial" ao Chefe S. M., ao Comissário C.M., à Agente da Escola Segura C. F. e à psicóloga J. G. que "ajudaram na localização da nossa menina".

E.C. e M.M. destacam ainda a Agente C.F. que tem sido "um apoio muito grande" para a mãe da adolescente.

"Sr. Comandante de Leiria, com tudo isto temos a dizer que a vossa ajuda e desempenho neste processo foi fantástica. Não existem palavras para descrever. A PSP de Leiria tem uns agentes e investigadores criminais excecionais, assim como a psicóloga, que aconselho vivamente que continue a ajudar crianças e famílias".

"Parabéns pela equipa fabulosa que nos ajudou", rematam.

Desaparecidos

Em Portugal, a PJ mantém o site www.policiajudiciaria.pt/pessoas-desaparecidas/, que atualiza os desaparecidos no país. A lista hoje consultada contém centenas de nomes, entre eles o mais mediático que é a Maddie McCann. Outro é o do Rui Pedro (foto) que a mãe busca incessantemente há décadas e luta para não deixar cair no esquecimento.

Outro caso de criança desaparecida: "Tatiana Paula Mesquita Mendes ou Odete Araújo Freman ou Odete Araújo Freman Frima", nascida na Guiné em 1999 e levada para Portugal em 2004 onde foi "considerada como desaparecida em maio de 2005", como indica a lista da PJ consultada hoje.

Segundo essa informação no site da PJ, Tatiana/Odete «foi "adoptada" por um casal com a concordância da mãe Beatriz Vaz Semedo Freman. Viajou para Portugal em maio de 2004 com o casal. Porém, cerca de um ano depois, em maio de 2005, a mãe adotiva passou a informação que a menor tinha sido entregue por si a uma outra pessoa, ainda em 2004, e que a menina tinha falecido depois algures na zona de Badajoz/Espanha, em acidente de viação».

O caso da Tatiana (foto ao alto, à d.ta) suscita muitas interrogações, mas pelo que se sabe ninguém pergunta nem investiga. Como é que a PJ não obtém/divulga informação sobre, por exemplo, o referido acidente de viação?

O caso durante mais de uma década não mereceu uma linha na comunicação social portuguesa. Só recentemente pelo 25 de maio que comemora o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, a TVI e o portal SAPO transcrevem a informação da PJ — mas sem qualquer questionamento.

...

Fontes: Diário de Leiria/JN.pt/Sapo/Sites institucionais... Relacionado: Brasil com 200 desaparecidos por dia ..., 03.mai.021. Fotos: Desaparecidos em Cabo Verde sempre na nossa memória: 03 de fevereiro, Clarisse Mendes (Nina) e Sandro Mendes (Filú), de nove e onze anos desapareceram de dia. Edine Jandira de 19 anos e o seu bebé de dois meses desapareceram, no trajeto entre a casa e o Centro de Saúde na Fazenda, em fins de agosto de 2018. Meses antes, em fins de 2017, Edvânea Gonçalves, de dez anos, saiu "para fazer um mandado" em casa da vizinha, a pouco mais de 100 metros de casa, e não voltou; a 13 julho de 2018, a PJ confirmava que as ossadas encontradas em janeiro, na localidade de Ponta Bicuda, Praia, pertenciam à criança do bairro Eugénio Lima". A partir daí, é o silêncio. Em fins de novembro transato, a PGR pronunciava-se sobre o facto de que não há informações. Mas parecem pouco convincentes as justificações dadas de que a bem do processo não podiam avançar mais nada. Ensurdecedor o silêncio, latente reina o sentimento de que algo está podre sempre que o mistério fica por esclarecer e o crime fica sem castigo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project