LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Parquímetros retirados, presidente de Junta arrisca 8 anos de cadeia 19 Junho 2018

A ira de cidadãos com a instalação de parquímetros não é exclusiva dos praienses. Em Carnide, freguesia de Lisboa, moradores e comerciantes juntaram-se para retirar das ruas os parquímetros instalados. Agora o presidente da Junta de Freguesia arrisca oito anos de prisão, noticiam as televisões de Portugal nesta segunda-feira,18.

Portugal: Parquímetros retirados, presidente de Junta arrisca 8 anos de cadeia

O presidente da Junta de freguesia de Carnide foi acusado de crime de dano qualificado. Fábio Sousa defende que a sua atuação visou preservar os dispositivos, que ficaram à sua guarda para serem entregues intactos à EMEL– empresa gestora da mobilidade e estacionamento do município de Lisboa. Para isso, alega o autarca, disponibilizou uma viatura para o transporte dos parquímetros retirados só ‘com força de braços’ pelos “fregueses” em fúria.

O processo contra o autarca tem na base os acontecimentos da noite de 5 para 6 de abril do ano passado: a população retirou os doze parquímetros instalados uma semana antes, em 31 de março, pela EMEL, no centro histórico de Carnide, freguesia do norte de Lisboa.

Os comerciantes e residentes indignados com a tarifação do estacionamento teriam o apoio do autarca que alegou incumprimento do poder municipal na requalificação de várias zonas da freguesia. Sousa tem contestado que a introdução dos parquímetros só deveria acontecer quando o município fizesse as obras prometidas.

“De facto, voltaram a colocar os parquímetros e tenho estado a fazer um grande acompanhamento à população no sentido de não se vandalizar para não perdermos a razão”, disse o autarca à comunicação social dois dias depois, quando a EMEL os reinstalou.

Fontes: RTP/SIC/Facebook/Arquivo. Foto: Carnide, freguesia do norte de Lisboa tem sido notícia neste online ao longo dos anos, tão-só por causa da sua agenda cultural, já que no Centro Cultural de Carnide têm tido lugar eventos temáticos sobre Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project