LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Partido de André Ventura referenda pena de morte 21 Julho 2020

O ’Chega’, partido fundado por André Ventura, vai promover um referendo interno sobre a pena de morte para casos de pedofilia e homicídio. A consulta será feita no dia das eleições diretas internas para a liderança do partido, 5 de setembro, antes do congresso deste partido filiado na extrema-direita europeia e com ligações a Trump.

Portugal: Partido de  André Ventura referenda pena de morte

O partido da extrema-direita lusa promove uma iniciativa que pode derrubar um dos orgulhos de Portugal que é ter em 1867 sido o pioneiro universal na abolição da pena de morte. Essa medida reformista penal foi impulsionada por Barjona de Freitas, futuro governador-geral de Cabo Verde — e que o nome na placa da rua do Hospital Agostinho Neto homenageia (Toponímia capitalina — Rua do hospital homenageia quem primeiro no mundo aboliu pena de morte, 07.jul.019).

O ’Chega’ de André Ventura quer pois desfazer a lei que há 153 anos colocou Portugal "à frente da Europa", nas palavras de Victor Hugo, imortal francês, autor de Último Dia de um Condenado, comovido infinitamente com a notícia que correu a Europa e o mundo: Portugal aboliu a pena de morte.

Chega a favor, Ventura não

A pena de morte é inconstitucional em Portugal e a nível europeu, mas André Ventura vai levar avante a proposta da sua reinstauração, com o objetivo de a inscrever em futura revisão constitucional, a apresentar pelo ’Chega’, partido inscrito na extrema-direita europeia. Ventura tem reuniões agendadas no próximo outono com a Marine Le Pen e o Matteo Salvini e espera agendar encontro com Trump.

Esta iniciativa pela pena capital partiu de um conjunto de militantes do ’Chega’ e cabe a Ventura — que (apesar de "a aceitar" como candidato do PSD, nas Autárquicas de 2017) garante que é "contra a pena de morte" — o levá-la avante. A começar pelo referendo interno no dia 5 de setembro.

Fontes: Sol/DV/Lusa/Arquivo. Foto:
.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project