LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Presidente Marcelo tem 2 testes negativos após o positivo — País tem dia com mais óbitos 14 Janeiro 2021

O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, de 72 anos, já teve dois testes negativos após o primeiro positivo registado na noite de segunda-feira, 11. Ccomo consta no site da Presidência, o chefe de Estado apesar do teste positivo que confirmou a infeção com o novo coronavírus esteve sempre assintomático.

Portugal: Presidente Marcelo tem 2 testes negativos após o positivo — País tem dia com mais óbitos

"Tendo o Presidente da República testado negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo", lê-se na nota publicada no site da Presidência da República pouco depois.

"O Presidente da República, que está assintomático, comunicou ao presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profiláctico na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico. Cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar com sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos partidos políticos previstas para terça-feira", acrescenta a informação publicada.

Marcelo Rebelo de Sousa tem feito testes de dois em dois dias, e até agora os resultados têm sido negativos, mesmo depois do contacto que teve na segunda-feira, 4, com um assessor infetado e que o obrigou a ficar em isolamento profilático durante algumas horas na quarta-feira de manhã, quando foi conhecido o resultado positivo do seu assessor. No entanto, a autoridade de saúde considerou ter-se tratado de um contacto de baixo risco, pelo que Marcelo pôde voltar à sua atividade normal.

Desde então teve três debates com outros candidatos à Presidência da República: nessa mesma noite debateu com André Ventura, na quinta-feira com Vitorino Silva e no sábado com Ana Gomes.

Marisa Matias, que já tinha debatido com Marcelo na semana anterior, foi a primeira candidata a reagir à notícia. "Contactei agora Marcelo Rebelo de Sousa, lamentando que tenha testado positivo à Covid-19. Desejo-lhe as melhoras e faço votos de rápida recuperação", escreveu no Twitter a candidata presidencial do Bloco de Esquerda.

Ana Gomes fez o mesmo: "Acabo de saber que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa está com Covid. Desejo a continuação de falta de sintomas e rápido e franco restabelecimento".

Portugal 3ª fª com mais óbitos

O país regista hoje 496.552 casos acumulados e 8.080 óbitos, dos quais 155 nas últimas vinte e quatro horas. É o número mais alto de óbitos por dia registado desde o início da pandemia há um ano.

Fontes: RTP/DGS/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project