LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Presidente da República classifica CPLP como uma comunidade de povos 28 Julho 2022

O Presidente da República, José Maria Neves, prestou hoje uma homenagem, em Lisboa, aos fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), classificando a organização como “uma comunidade de povos”.

Portugal: Presidente da República classifica CPLP como uma comunidade de povos

O chefe de Estado cabo-verdiano falava à imprensa no final da visita que fez à sede da CPLP, onde se reuniu com o secretário Executivo, Zacarias da Costa, e com os representantes permanentes dos Estados-Membros junto da organização.

Comemoramos há dias 26 anos da criação da CPLP e aproveito a oportunidade para prestar a minha homenagem aos fundadores desta organização”, afirmou, acrescentando que recentemente, com a aprovação do acordo de mobilidade da CPLP, deu-se mais um passo no sentido da “transformação da CPLP numa comunidade de povos”.

Para José Maria Neves, “são as pessoas que constroem as instituições e são as pessoas que conseguem trazer o futuro” com o qual se sonha para cada um dos países, referindo que apesar de ser uma organização relativamente jovem, a CPLP já conseguiu muitos ganhos, considerando que o acordo de mobilidade, aprovado há um ano, visa a “consolidação” da comunidade.

Agora temos de trabalhar, cada um dos nossos países, fazer o nosso trabalho de casa para que possamos avançar cada vez mais. Uma comunidade só será pujante, cada vez com mais possibilidades, com mais oportunidades, se conseguir uma efectiva circulação de pessoas”, considerou.

Em relação à presidência de Angola na CPLP, José Maria Neves congratulou-se com a agenda “muito rica de desenvolvimento do pilar económico” adoptada por este país, já que na sua opinião, a cooperação económica e empresarial é muito importante.

Por outro lado, o Presidente da República frisou o facto dos membros da CPLP estarem a dar um contributo importante para a divulgação da língua portuguesa, considerando que as organizações desempenham um papel crucial neste sentido, como acontece agora na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em que o Presidente da Guiné-Bissau, Umaru Sissoco Embaló, assumiu a sua presidência.

José Maria Neves iniciou hoje uma visita de quatro dias a Portugal, a convite do seu homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa, visando o reforço dos laços históricos, políticos, económicos e culturais entre os dois países.

Para esta sexta-feira, 29, o Presidente de República tem na agenda, de entre outros eventos, visita a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, participa no “Diálogo entre Presidentes”, da Edição 2022 do Fórum Euro Africano, e visita o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Nesse diálogo que acontece em Cascais, também participam os Presidentes da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project