LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Procuradora-geral Lucília Gago "vai continuar a combater a corrupção", diz presidente Marcelo 22 Setembro 2018

A nomeação da magistrada Lucília Gago pôs fim, esta quinta-feira, 20, à incerteza que pairava sobre a Procuradoria-Geral da República: "O Presidente da República, sob proposta do Governo, decidiu nomear Procuradora-Geral da República a Senhora Procuradora-Geral Adjunta, Dra. Lucília Gago, com efeitos a partir de 12 de outubro de 2018".

Portugal: Procuradora-geral Lucília Gago

A escolha, que surpreendeu alguns setores de opinião, foi justificada "por duas razões determinantes", como expressou o presidente Marcelo. Uma relativa à "limitação de mandatos, em homenagem à vitalidade da Democracia, à afirmação da credibilidade das Instituições e à renovação de pessoas e estilos, ao serviço dos mesmos valores e princípios".

A outra razão tem a ver com as qualificações da nomeada: "a Senhora Dra. Lucília Gago garante, pela sua pertença ao Ministério Público, pela sua carreira e pela sua atual integração na Procuradoria-Geral da República - isto é, no centro da magistratura - a continuidade da linha de salvaguarda do Estado de Direito Democrático, do combate à corrupção e da defesa da Justiça igual para todos, sem condescendências ou favoritismos para com ninguém, tão dedicada e inteligentemente prosseguida pela Senhora Dra. Joana Marques Vidal", lê-se no site da Presidência de Portugal.

PGR dividiu oposição e dividiu governo

A recondução da procuradora-geral Joana Marques Vidal no fim do mandato, de seis anos, foi objeto de muita especulação no último ano. Tanto por parte do governo como também no seio da oposição, um segundo mandato foi uma questão divisiva.

A ’Operação Marquês’ é talvez o processo mais mediático do mandato de Joana Marques Vidal. O processo envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates, que como arguido fez, em várias ocasiões, acusações à PGR Joana Vidal relativas a alegadas morosidade e quebra do segredo de justiça.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project