NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Realiza-se a Sessão Cultural e Musical Morna Event que homenageará os músicos cabo-verdianos Marino Silva e Humberto Ramos 16 Dezembro 2022

O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) em Portugal acolhe a Sessão Morna Event que homenageia os músicos Marino Silva e Humberto Ramos, que acontece esta sabado, 17, pelas 16 horas locais (14 H00 de Cabo Verde). Na mesma sessão haverá também a apresentação do livro “Songbook, Vol. I - Música de Cabo Verde”, de Humberto Ramos.

Portugal: Realiza-se a Sessão Cultural e Musical Morna Event que homenageará os músicos cabo-verdianos Marino Silva e Humberto Ramos

Como fez em 2019, o CCCV organizou várias sessões de celebração da Morna e efetuou, também em jeito de homenagem, a colocação na parede da entrada do edifício nomes de ilustres cabo-verdianos ligados à música de Cabo Verde, desde interpretes, compositores, instrumentistas, letristas e construtores de instrumentos musicais. Este ano fará também uma singela homenagem a dois nomes da música cabo-verdiana, Marino Silva e Humberto Ramos, conforme é avançado pela organização do evento.

segundo revela a mesma fonte, explica que por ser dezembro um mês singular para Cabo Verde, pois assinalam-se neste mês três datas muito impactantes na cultura do país: o Dia Nacional da Morna e o dia do nascimento de Francisco Xavier da Cruz “B.Leza” comemorado a 03/12. O dia em que a Morna foi elevada a Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, comemorado a 11/12 e por fim, a morte de Cesária Évora, Celina Pereira e Dulce Matias, três estrelas da música cabo-verdiana, que partiram no dia 17 de dezembro.

Por tudo isso, a organização resolveu escolher o dia 17 de dezembro para prestar a sua homenagem à Morna e a artistas que elevaram este património que Cabo Verde oferece à humanidade a uma escala global.

O evento será um momento de partilha de experiências e terá “palco aberto”, permitindo aos artistas presentes e aos convidados “partilhar o palco” com os músicos se assim o desejarem”, adianta a fonte.

Homenageados e percurso

Marino Silva nasceu na cidade de Santa Maria (Ilha do Sal), em 1931. A partir de 1958 começa a gravar os seus trabalhos, sendo possivelmente o segundo cabo-verdiano a gravar em Portugal, depois de Fernando Quejas ter sido o único durante vários anos. Gravou 6 LP e 12 EP entre 1958 e 1977, segundo o próprio.

Humberto Ramos nasceu na Ilha de São Vicente, no ano de 1967 e vive em Lisboa desde 1994. É compositor, pianista, professor e orquestrador. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi aluno dos compositores Carlos Caires e António Pinho Vargas. Nos últimos anos tem trabalhado na pesquisa e recolha de dados sobre a música de Cabo Verde. Criou um site, único em Cabo Verde, com letras e cifras de quase todos os compositores cabo-verdianos conhecidos. Humberto Ramos é o autor do livro que será apresentado no decorrer da Sessão Cultural e Musical Morna Event, intitulado “Songbook, Vol. I - Música de Cabo Verde”,

A música de Cabo Verde tem uma forte tradição oral. Como forma de tentar preservar a sua originalidade o autor optou por começar este projeto SONGBOOK - Cabo Verde. Nesta coleção, por autores, além das melodias transcritas também terão as harmonias sugeridas pelos próprios autores”, sublinha.

Segundo consta na nota de imprensa, o 1º volume do livro contém 20 temas da autoria do próprio autor do livro, baseados no violão tradicional, que resulta do nome “Estudos para Violão Tradicional”, inspirados nos estilos instrumentais tocados em Cabo Verde: morna, mazurca, polka, bolero, foxtrot, coladera, sanjon. Além de partituras para instrumentos não transpositores, inclui partituras para instrumentos em Bb.

O autor do livro destaca que a referida obra é para se ter sempre por perto, para tocar em grupo e proporcionar bons momentos de diversão aos leitores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project