Luís Filipe Vieira, cognominado "Sr. 11%", da sua quota no clube da Luz, é acusado de três crimes de fraude fiscal qualificada e 19 de falsificação de documento.
Também estão acusados pelos mesmos crimes o ainda administrador da SAD, Domingos Soares de Oliveira, e o ex-director financeiro do Benfica, Miguel Moreira.
Recorde-se que no verão de 2021, a Luís Filipe Vieira sob investigação judicial, e após 30 dias de suspensão da presidência benfiquista, não restou outra opção senão deixar o lugar que ocupava desde 2003.
Oito meses depois de reeleito para um sexto mandato consecutivo, o presidente em prisão domiciliária formalizava a sua autodemissão do Benfica.
Na véspera, a reunião da direção provisoriamente liderada por Rui Costa anunciava que iria convocar eleições para os órgãos sociais, "a ocorrer até ao final do corrente ano" (2021).
Rui Costa foi eleito e preside ao clube de que foi destacado astro futebolístico.
Vanda Vieira infelizmente tinha razão
Segundo a revista Sábado que traça o retrato da esposa de Luís Filipe Vieira, dona Vanda era contra a ida do marido para o Benfica, não quis que Luís avançasse para a presidência do Benfica por causa do mediatismo dos maiores escândalos do mundo do futebol luso (como o do 31º presidente "encarnado" entre 1997 e 2000 (Ex do Benfica, ’infame’ Vale e Azevedo "livra-se" de pagar 60 ME à justiça britânica, 21.abr.021).
Vanda Vieira, segundo confirma uma fonte à revista Sábado, "está a sofrer muito" com todo o escândalo que levou o marido e o filho Tiago a serem detidos.
"Ela é muito discreta, preza a sua vida pessoal e a tranquilidade, e por isso desde o início que não queria que ele avançasse para a presidência do Benfica. Percebia essa ambição dele, mas achava que iam pagar um preço por toda essa exposição. E tem sofrido muito com tudo isto", conta à revista Sábado alguém que conhece bem a família e diz em abono de Vanda Vieira que ela é uma autêntica Testemunha de Jeová.
Fontes: RTP/JN.pt/SAPO/... Relacionado: Portugal: Presidente do Benfica detido, 07.jul.021; Luís Filipe Vieira em prisão domiciliária deixa SAD do Benfica — D. Vanda (...), 17.jul.021. Foto: Bandeira do Benfica. O clube vermelho tem sido objeto de intenso mediatismo pelos piores motivos: os maiores escândalos do mundo do futebol luso protagonizados pelos seus presidentes.