LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Sai sátira a Obiang em banda desenhada de 3 artivistas equato-guineenses 02 Dezembro 2019

A banda desenhada "La Pesadilla de Obi /O Pesadelo de Obi", uma sátira ao presidente da Guiné-Equatorial — com 1ª publicação do original em 2014 e que três anos depois levou Ramón Esono Ebalé, o artista gráfico do trio de autores, à prisão — acaba de ser traduzida e editada em Portugal e teve o seu lançamento na quinta-feira, 28.

Portugal: Sai sátira a Obiang em banda desenhada de 3 artivistas equato-guineenses

A obra que foi primeiro publicada em Espanha em 2014, sob o título "La Pesadilla de Obi", satiriza o presidente da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang, que está no poder desde 1979.

Ramón Esono Ebalé considera-se um artivista e as suas obras espelham essa vertente intervencionista, pela qual expõe as mazelas do país que é rico em petróleo mas onde a maioria da população vive em extrema pobreza.

A banda desenhada narra a hipotética experiência, o tal "pesadelo", do presidente Teodoro Obiang se um dia acordasse num dos bairros de lata da capital, Malabo, a viver como um dos seus concidadãos.

Como faria Obiang, multimilionário após décadas na presidência, se acordasse numa barraca sem acesso à água potável e eletricidade, em ruas sem saneamento básico, a lutar todos os dias por um pedaço de pão, no país rico em petróleo?

O trio de autores assinou Chino, Tenso Tenso (o pseudónimo protege ambos de perseguição) e ...Ramón Esono Ebalé, que por isso esteve preso ao regressar ao país natal em setembro de 2017, seis anos depois de ter saído. O artista permaneceu na prisão até março seguinte, quando um dos agentes envolvidos na sua detenção confessou que tinham armado uma cilada ao ativista.

O mais destacado do trio tornou-se uma personalidade internacional, com vários prémios concedidos por ONGs de defesa de direitos humanos, da liberdade de imprensa.

Fontes: RTP/EFE. Relacionado: PM diz que visita do Presidente Teodoro Obiang a Cabo Verde abre “boas perspectivas” de cooperação e congratula-se com a decisão do atual poder acabar com pena de morte naquele país, 16.4.019.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project