Desde o dia 01 de Julho, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal e o CCCV tem promovido um conjunto de atividades, como apresentação musical, exposição, lançamentos de livros, entre outros, para comemorar o Dia da Independência de Cabo Verde, 05 de Julho.
De acordo com o CCCV, desta vez, Sara Alhinho, filha de mãe caboverdiana e pai mexicano que nasceu em Portugal e cresceu em Cabo Verde, sobe ao palco às 17:00 (15:00 em Cabo Verde).
A artista que aos 8 anos participou no álbum “Menino das Ilhas”, da cantora Teté Alhinho, sua mãe, com a música “Sara Sarita”, produzida por Paulino Vieira, participou em várias edições do festival dos pequenos cantores em Cabo Verde e na Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, em Portugal, chegando também a formar, com o irmão e amigos, o grupo juvenil “Meia Culpa”.
Em 2014 edita “Mosaico” o seu primeiro álbum em nome próprio, vencedor do prémio “Artista revelação 2014” nos Cabo Verde Music Awards (CVMA), e em 2015 recebe uma bolsa de estudos para frequentar o curso de verão do Berklee College of Music nos Estados Unidos da América (EUA).
Sara Alhinho gravou o seu segundo álbum, em 2018, “Ton di Petu”, mas antes, com a sua mãe gravou o disco “Gerassons”, em 2008, tendo nessa sequência feito uma digressão pela Europa (Espanha, Portugal e Itália), como convidadas do Festival Sete Sóis Sete Luas 2009.
A Semana com Inforpress