O engenheiro civil, Eduardo Cansado Carvalho comentou as possíveis consequências de um sismo de grande intensidade em Lisboa, noticia o Notícias ao Minuto (NM)
“Não tenho dúvidas de que um sismo de grande intensidade vai ocorrer em Lisboa”, começou por referir o engenheiro em declarações à CNN Portugal. No entanto, ressalvou que as consequências em Portugal não seriam as mesmas das que ocorreram no Médio Oriente.
“Não falando em esperança, mas em factos: por um lado, a situação sismológica e de sismicidade da Turquia não se compara com a de Lisboa, é muito superior. Por outro lado, embora a nossa qualidade construtiva peque por defeito em muitos casos, também é claramente superior ao que se viu nas imagens da Turquia”, afirmou, citado pelo NM.
Cansado Carvalho considerou ainda que “comparar” as imagens do que aconteceu na Turquia para o que poderá acontecer na capital portuguesa “não reflete verdadeiramente a realidade”, mas alertou que “não há dúvida nenhuma” de que é “preciso melhorar a qualidade dos projetos, melhorar a sua fiscalização e melhorar a responsabilização das pessoas que intervêm na construção”.
“Temos de fazer isso o mais rápido possível. Tem de ser feito em relação aos edifícios novos, aos edifícios que estão por construir e aos edifícios que vão ser reabilitados”, disse, conforme escreve a nossa fonte.
Sublinhe-se que um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, na segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria. O abalo ocorreu pelas 04:17 horas (01:17 horas em Lisboa) a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia. O sismo inicial foi sucedido por vários abalos, entre os quais um outro de magnitude 7,5.