LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Universidade de Coimbra promove curso sobre segurança em incêndios florestais 23 Mar�o 2023

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para do Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em Portugal, vai realizar um curso sobre segurança em incêndios florestais. A formação decorre a 28 de Abril, no Auditório Laginha Serafim, do Departamento de Engenharia Mecânica, entre as 09:00 e as 17:00 horas.

Portugal: Universidade de Coimbra promove curso sobre segurança em incêndios florestais

Conforme uma nota remetida ao Asemanaonline, ao longo dos últimos anos, os aspetos ligados ao comportamento do fogo e à segurança das pessoas têm sido o principal objeto de estudo do CEIF-ADAI. Assim, neste curso, este centro da FCTUC procura incorporar alguns dos ensinamentos essenciais obtidos a partir da análise dos principais incêndios da última década, bem como do seu longo programa de investigação continuada nesta temática.

No âmbito deste curso serão abordados temas como “O panorama dos incêndios florestais em Portugal”; “Incêndios florestais e a meteorologia”; “Preparação física no combate a incêndios”; “Princípios fundamentais de segurança”; “Comportamento extremo do fogo”; e ainda, “Estudo de acidentes passados e respetivas lições aprendidas”. As intervenções ficam a cargo da equipa da ADAI, com a coordenação do Professor Domingos Xavier Viegas.

Ainda segundo a Universidade de Coimbra, este curso é aberto a todos os interessados na temática segurança em incêndios florestais, mas destina-se especialmente a bombeiros, técnicos de proteção civil, técnicos autárquicos, técnicos florestais, produtores florestais, sapadores, GNR e cientistas.

A mesma fonte informa que as inscrições, a decorrer até ao dia 25 de Abril, são limitadas à capacidade da sala e o seu custo tem o valor de 70€ (inclui documentação, café e almoço). Será emitido um certificado de presença com a carga horária descriminada.

“As horas de formação serão registadas pela Escola Nacional dos Bombeiros (ENB), entidade com a qual o CEIF tem um protocolo de colaboração ativo, no Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses, na ficha individual de cada bombeiro”, lê-se no documento.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project