LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal acolhe Fórum Internacional de Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis 10 Julho 2019

Portugal assume compromisso internacional pela sustentabilidade alimentar num momento em que os limites do planeta estão a ser ultrapassados e parte significativa da população mundial está má nutrida, em grande parte pelo modo em que se está a produzir alimentos. Assim, decorre um Fórum Internacional de Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis em Idanha-a-Nova que integra mais de meia centena de especialistas, agricultores familiares e consumidores de alimentos, bem como decisores políticos provenientes de quinze países de quatro continentes. O encontro visa discutir e aprovar questões de interesse internacional para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis.

Portugal acolhe Fórum Internacional de Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis

Neste âmbito, será realizado em Idanha-a-Nova Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis, que decorre durante cinco dias em Idanha-a-Nova. Participam neste evento cerca de maia centena de especialistas, agricultores familiares e consumidores de alimentos, e vários decisores políticos provenientes de quinze países de quatro continentes. Tudo com o objetivo de debater e aprovar um compromisso internacional para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis.

De acordo com um comunicado a que este diário digital teve acesso, confirma-se as presenças do Director-geral da FAO, José Graziano da Silva, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, Luís Capoulas Santos, e ministros e representantes de governos de todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Resultante de um processo que envolve atores locais, nacionais e globais numa ação inédita em Portugal, o FISAS abarca uma série de iniciativas interligadas, nomeadamente o V Fórum Mundial de Inovação Rural, o Seminário Internacional Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Caminhos para a Cooperação, o I Congresso Internacional das Bio-Regiões, e a Oficina Políticas Públicas Locais para a Sustentabilidade Alimentar, cujas conclusões irão servir de base a um compromisso político que dará sequência à reunião de “alto Nível” sobre Agricultura Familiar, realizada em 2018, em Lisboa.

No encerramento do evento, será também aprovada uma “Declaração para a Promoção de Sistemas Alimentares Sustentáveis”, documento de referência para a ação governativa e programas que se destinem a promover uma “urgente” mudança para sistemas alimentares mais sustentáveis em Portugal e noutros países da CPLP.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project