LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal é 1º mundial em casos diários de Covid, janeiro mês mais fatal e vacinação para 80+anos arrancou dia 1-2 — Alemanha manda ajuda pessoal e material 02 Fevereiro 2021

Portugal tem hoje 12.482 óbitos e 720.516 casos confirmados de Covid. É o país com o pior registo de casos por milhão de habitantes: ocupa o primeiro lugar da lista mundial. Em janeiro registaram-se 5.576 óbitos devido à pandemia, o que representa quase metade do total de mortes desde março.

Portugal é 1º mundial em casos diários de Covid, janeiro mês mais fatal e vacinação  para 80+anos arrancou dia 1-2 — Alemanha manda ajuda pessoal e material

Mas o pior dia, desde o início da pandemia, foi há cinco dias, na quarta-feira, 27, com Portugal a registar o recorde de 15.073 novos casos de infeção. Então, foram dirigidos pedidos de ajuda a vários países da União Europeia, mas a resposta foi cautelosa até que na segunda-feira, 1 , a Alemanha anunciou que na quarta-feira vão chegar a Portugal 26 profissionais de Saúde — com oito médicos —, bem como, ventiladores e outros materiais.

O governo português também teve de rever o seu plano de prioridades: a vacinação de idosos a partir dos oitenta anos e de pessoas acima dos 50 com comorbidades começou esta segunda-feira, 1, uma semana após a ministra da Saúde ter anunciado a alteração no Plano de Vacinação português.

Segundo tinham denunciado a Ordem dos Médicos, infectologistas e outros especialistas da Saúde em Portugal, o Plano de Vacinação não incluía como prioritários os octogenários (e além), ao contrário do que acontecia na maioria dos países europeus.

Também Manuel Alegre, co-fundador do Partido Socialista se pronunciou sobre a polémica da prioridade na vacinação. Fê-lo para lembrar a António Costa que "os políticos devem servir os cidadãos, o Estado e não servirem-se do Estado".

Fontes: RTP/TVI.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project