LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal oferece emprego a Angela Merkel 03 Julho 2022

A ex-chancelerina alemã aceitou ser presidente do júri do Prémio Gulbenkian para a Humanidade. Angela Merkel, segundo confirmou o seu porta-voz, prevê assumir o novo cargo em outubro, cerca de um ano depois de ter encerrado a sua longa primatura, de quatro mandatos.

Portugal oferece emprego a Angela Merkel

A segunda mais longeva dos chanceleres alemães substitui na Gulbenkian o antigo presidente da República Jorge Sampaio (falecido há um ano). Este é o primeiro cargo da chanceler alemã desde que deixou o cargo que ocupou durante dezassseis anos, consecutivamente eleita para quatro mandatos.

A ex-chanceler — que desde dezembro transato teve raras aparições públicas — já tinha informado o governo alemão que queria presidir o júri do prémio instituído em 2020. Uma decisão que, a 15 de junho, teve luz-verde do governo liderado por Scholz.

Como presidente do júri do Prémio Gulbenkian — da fundação portuguesa criada em 1956 —, Angela Merkel estará presente na cerimónia em que o galardão será entregue à próxima personalidade do ano.

Em 2020, ano em que a FCG criou o Prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de 1 milhão de euros, o prémio foi atribuído à Greta Thunberg. Na segunda edição foi distinguido o Global Covenant of Mayors , em 2021. Fontes: FCG.org/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project