LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal tem maior pedonal suspensa do mundo — Turistas pagam 12 euros 30 Abril 2021

A ponte com 516 metros de comprimento, e uma elevação de 175 metros, liga as duas margens do rio Paiva no norte de Portugal. Esta quinta-feira, 29, abriu ao turismo e foi objeto de cobertura internacional como a maior ponte pedonal suspensa do mundo.

Portugal tem maior pedonal suspensa do mundo — Turistas pagam 12 euros

A imprensa francófona destaca que a ponte ’516 Arouca’ bateu o recorde da categoria que desde 2017 estava com a ponte pedonal suspensa ’Charles Kuonen’ nos Alpes suíços, que mede quinhentos metros.

A maior ponte suspensa para pedestres do mundo, promovida pela Câmara Municipal de Arouca, levou três anos a ser construída. Era para ser inaugurada em outubro último, mas a pandemia ditou o adiamento.

A ’516 Arouca’, o nome em homenagem à cidade em que está localizada e à sua extensão, faz a ligação entre a Cascata das Aguieiras e a Garganta do Paiva, no Geopark Arouca, integrante do grupo Geoparques da UNESCO.

A uma hora da cidade de Porto, a ponte que corre 176 metros acima do rio Paiva é sustentada por cabos de aço e duas enormes torres em V. As grades são rígidas e o piso construído com 127 módulos de quatro metros de comprimento.

"Esta ponte visa atingir o interesse de diferentes tipos de pessoas: amantes da engenharia, da natureza e pessoas que gostam de experiências extremas", afirmou o município de Arouca em nota oficial.

Geoparques: Garganta do Paiva pelos Passadiços do Paiva

A ponte ora inaugurada associa-se aos oito quilómetros dos Passadiços do Paiva para permitir a travessia da área mais remota e inóspita do vale que é a Garganta do Paiva.

O percurso pelo vale é descrito como um encontro com um mundo encantado que esconde ainda muitas histórias relativas à sua formação geológica e importância geográfica que teve na ocupação humana ao longo dos tempos.

Fontes: Le Figaro/UOL/JN/Site do Município de Arouca.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project