LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal vai apoiar a aproximação de Cabo Verde a NATO 06 Novembro 2021

O ministro da Defesa Nacional de Portugal prometeu este sábado, 06, apoiar a aproximação de Cabo Verde à NATO, por considerar tratar-se de um “parceiro privilegiado” e com “estabilidade”, numa região onde esta a realidade é “pouco existente”.

Portugal vai apoiar a aproximação de Cabo Verde a NATO

“São boas razões para uma aproximação entre Cabo Verde e a NATO, e Portugal está sempre disponível como aliado da organização para promover essa aproximação”, disse João Cravinho, lembrando que Portugal é um país fundador da NATO, desde 1949.

Neste sentido, informou ainda que a NATO está, neste momento, a repensar o seu conceito estratégico, com possibilidade de, no mês de Junho de 2022, haver um novo conceito estratégico, cujos elementos fundamentais serão uma reflexão sobre as parceiras. Perante este facto, prometeu que Portugal, como membro, vai chamar a atenção para as parcerias com África e no Atlântico.

Convidado a falar sobre a cooperação no sector da defesa com Cabo Verde, João Cravinho avançou que com esta visita foi assinado um novo programa-quadro com mapeamento das ambições dos dois países até ao ano 2026. “É um marco importante na cooperação entre Cabo Verde e Portugal cuja relação de fraternidade é muito forte, pelo que vamos trabalhar juntos para enfrentarmos mudanças com que nos confrontamos em termos de ambiente geoestratégico”, declarou.

O ministro português, que classificou o “Dia da Defesa Nacional” como um “marco importante” e de reconhecimento para a importância da defesa para toda a sociedade, reiterou a disponibilidade de Portugal em continuar a trabalhar com Cabo Verde neste domínio.

Sobre crimes transnacionais, realçou que durante o encontro que manteve com a sua homóloga cabo-verdiana, Janine Lélis, foi verificado a forma de reforço e da capacidade dos países no combate ao crime transnacional no mar. “Nos últimos anos, o Atlântico tem vindo a tornar-se um oceano cada vez menos regrado e é muito importante nós os países do Atlântico trabalharmos juntos sobre o combate a criminalidade transnacional que se processa pelo mar”, concluiu.

Após participar no desfile militar realizado em comemoração do “Dia da Defesa Nacional” e que teve lugar na Avenida Amílcar Cabral, no Platô, João Cravinho e a ministra de Estado e da Defesa Nacional de Cabo Verde, Janine Lélis, visitaram o NRP D. Carlos I, que se encontra atracado no Porto da Praia. Asemana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project