ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Português de 21 anos líder de ’mercado hacker’ detido na Inglaterra — Extradição pedida por EUA 14 Abril 2022

O hacker Omnipotent, criador e administrador do RaidForums, caiu no radar do FBI que o vigiava desde 2018, teria então 17 anos. Diogo dos Santos Coelho foi detido, em 31 de janeiro em Londres. O natural de Aveiro no norte de Portugal, que é suspeito de seis crimes, tais como compra e venda de dados roubados, lavagem de dinheiro, pode vir a ser extraditado para os EUA.

Português de 21 anos líder de ’mercado hacker’ detido na Inglaterra — Extradição pedida por EUA

A Europol anunciou, que a culminar um ano de cooperação entre polícias, a polícia britânica munida de mandado entrou nas instalações do RaidForums onde "apreendeu toda a infraestrutura utilizada no crime "e "deteve o administrador e dois aliados".

Com o objetivo de desmantelar a estrutura criminosa, as polícias de Portugal, EUA, Reino Unido, Suécia e Roménia colaboraram na Operação Tourniquet coordenada pela Europol.

"Esta operação foi bem sucedida graças à intensa troca de informações" que permitiu perceber o modo como RaidForums funcionava e os papéis que os seus membros desempenhavam na "organização criminosa".

Definidos os papéis, do administrador, lavadores de dinheiro, utentes encarregados de roubar/descarregar os dados, aos compradores, a investigação entrou no dia 31 para desmantelar o RaidForums.

Ao revistarem os dispositivos do hacker no local, encontraram mensagens, documentos e emails que indicavam que Diogo era o Omnipotent, também conhecido em fóruns online por Downloading, Shiza e Kevin Maradona.

FBI infiltra-se

O cibercrime tem-se intensificado e, para o combater, as polícias especializadas podem conduzir vigilâncias durante um longo tempo, monitoração da sua navegação, antes de deitarem a mão aos prevaricadores.

Foi assim com as mais recentes investigações no RaidForums e plataformas como Telegram e Discord , que investigou e chegou ao caso do caloiro de IT (João, indiciado por terrorismo agiu por vingança após acusação de plágio, 14.fev.022; Pais de caloiro de engenharia indiciado por terrorismo culpam namorada "mais velha", 10.abr.022).

Diogo Santos Coelho está no radar das autoridades norte-americanas desde junho de 2018, quando aterrou no aeroporto Hartsfield-Jackson Internacional, em Atlanta, nos EUA. O país regista 6,9mil milhões de dólares roubados por hackers só em 2021.

Fontes: CNN/SIC/BBC/IT.com/...Foto (Getty): Diogo Coelho, de 21 anos, faz manchetes pelo globo como "hacker português que encabeçava um dos maiores fóruns de hacking do mundo".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project