O suspeito de 22 anos é agora alvo de dois inquéritos-crime, após terem sido "realizadas buscas ao domicílio e à viatura" e "encontrados substâncias ilegais, esteróides e anabolizantes proibidos", disse a porta-voz da polícia.
Segundo a TVI, a polícia local tinha começado por intervir junto do indivíduo apontado como autor de chamadas telefónicas ameaçadoras ao hospital distrital de Viseu e a quatro estabelecimentos escolares dessa região no norte de Portugal.
Não foram fornecidos mais detalhes.
Uso perigoso
Os anabolizantes ou esteróides androgónicos anabólicos são hormónios sintéticos usados no tratamento de algumas doenças.
No entanto, há pessoas que procuram aumentar o volume dos músculos e a força física com recurso a esses produtos de forma exagerada e perigosa, muitas vezes em conjunto com outros hormónios para obter o resultado esperado mais rápido.
As autoridades médicas alertam que o uso sem acompanhamento especializado é perigoso. Entre os efeitos colaterais indesejados constam: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insónia, dor de cabeça, aumento do mau colesterol, hirsutismo (pêlos em excesso), distúrbios testiculares e menstruais.
Fontes: TVI/CNN