Receitas dos Açores’ conquistou os jurados dos Gourmand World Cookbook Awards 2001 e o seu autor o ’chef’ português Flávio Furtado, nascido nos Açores, está entre os quatro finalistas de 98 países e regiões que em 5 de junho vão receber em Paris o mais prestigiado prémio internacional de cozinha, um por categoria.
O prémio Gourmand World Cookbook é tido como o Óscar dos livros de cozinha e a sua atribuição obra "escolhida pelo júri como um dos melhores livros de cozinha do mundo na categoria ’Portuguese’" é mais um dos motivos que o açoriano Flávio Furtado tem para festejar, depois de vencer a a Covid-19, em novembro.
Radiante com a distinção, o autor dedica o prémio às suas origens açorianas: "Este livro, onde determinei reunir algumas das minhas receitas mais-queridas, foi um tributo à minha terra, às minhas origens, mas sobretudo a todas as pessoas que algum dia cozinharam para mim.
"Saber que está entre os melhores do mundo é um orgulho, é gratificante, é o reconhecimento do trabalho de toda uma equipa e, sobretudo, uma merecida homenagem à Praia da Vitória, à ilha Terceira, ao arquipélago dos Açores, à gastronomia e às gentes açorianas", rematou o ’chef’.
Fontes: Foto: O ’chef’ Flávio Furtado na cozinha a preparar "Rolo de Milho do Pico", a mais famosa receita do seu livro ’Receitas dos Açores’.