LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Português ganha Óscar’ da cozinha internacional — Autor e ’chef’ Flávio Furtado dedica prémio aos Açores 08 Fevereiro 2021

’Receitas dos Açores’, lançado o ano passado,"foi escolhido pelo júri como um dos melhores livros de cozinha do mundo na categoria ’Portuguese’", nota um comunicado enviado sábado, 6, à imprensa.

Português ganha Óscar’  da cozinha internacional — Autor e ’chef’ Flávio Furtado dedica prémio aos Açores

Receitas dos Açores’ conquistou os jurados dos Gourmand World Cookbook Awards 2001 e o seu autor o ’chef’ português Flávio Furtado, nascido nos Açores, está entre os quatro finalistas de 98 países e regiões que em 5 de junho vão receber em Paris o mais prestigiado prémio internacional de cozinha, um por categoria.

O prémio Gourmand World Cookbook é tido como o Óscar dos livros de cozinha e a sua atribuição obra "escolhida pelo júri como um dos melhores livros de cozinha do mundo na categoria ’Portuguese’" é mais um dos motivos que o açoriano Flávio Furtado tem para festejar, depois de vencer a a Covid-19, em novembro.

Radiante com a distinção, o autor dedica o prémio às suas origens açorianas: "Este livro, onde determinei reunir algumas das minhas receitas mais-queridas, foi um tributo à minha terra, às minhas origens, mas sobretudo a todas as pessoas que algum dia cozinharam para mim.

"Saber que está entre os melhores do mundo é um orgulho, é gratificante, é o reconhecimento do trabalho de toda uma equipa e, sobretudo, uma merecida homenagem à Praia da Vitória, à ilha Terceira, ao arquipélago dos Açores, à gastronomia e às gentes açorianas", rematou o ’chef’.

Fontes: Foto: O ’chef’ Flávio Furtado na cozinha a preparar "Rolo de Milho do Pico", a mais famosa receita do seu livro ’Receitas dos Açores’.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project