DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Pós-Tokyo2020: Atleta morre de súbito — "Simone Biles deu alerta" 14 Agosto 2021

A ciclista olímpica Olivia Podmore, campeã da Nova Zelândia no Rio’16, foi encontrada morta, aos 24 anos, no dia seguinte ao encerramento dos Jogos Olímpicos e "horas depois de se queixar da pressão" que um desportista sente. O tema da saúde mental é bem recente no universo olímpico e desportivo em geral, longe dos fundamentos desta ciência assente sobre as duas dimensões "mens sana in corpore sano/mente sã em corpo são".

Pós-Tokyo2020: Atleta morre de súbito —

A ginasta norte-americana Simone Biles, que era favorita nestes Jogos Olímpicos e de quem se esperava bater novos recordes, desistiu de várias provas, porque não estava bem. Só que o problema de Biles não era uma lesão física, mas sim mental.

A 27 de julho, o mundo da ginástica rítmica foi surpreendido com a desistência da jovem ginasta, talvez a melhor de sempre, que confessou que desistia porque a constante pressão para ser a melhor, para se superar sempre, a deitou abaixo, não lhe permitiu concluir aquilo para o qual se treina (Tokyo’20: Ginasta mais premiada Simone Biles desiste para focar-se na sua saúde — Russas levam o ouro, 29.jul.021.).

A morte de Olivia Podmore — que esteve nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, mas não pôde qualificar-se para Tokyo’20 — acontece duas semanas depois de Simone Biles colocar o tema na atualidade, alertando para a pressão da competição e os seus efeitos na saúde mental dos atletas.

As causas da morte da ciclista neozelandesa, um dia depois do encerramento das Olimpíadas de Tóquio, ainda serão investigadas. Olivia foi encontrada morta em casa, pouco tempo depois de ter partilhado um texto muito significativo, no Instagram.

"O desporto é um escape surpreendente para muita gente, é um sacrifício, é uma luta, mas é uma grande alegria. A sensação quando se ganha é diferente de qualquer outra coisa, mas a sensação quando se perde, quando não se é selecionado mesmo quando se qualifica, quando se está lesionado, quando não se satisfazem as expectativas da sociedade como ter uma casa, um casamento, filhos, tudo porque se está a tentar dar tudo ao desporto é também diferente de qualquer outra coisa", desabafou a jovem, poucos dias antes de ser encontrada sem vida.

Fontes: Sport TV/NZ Herald.NZ/The Sun. Foto: Campeã neozelandesa, Olivia Podmore.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project