ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Posse/PR: MpD, PAICV e UCID com expectativas “boas” relativamente ao novo Presidente da República 10 Novembro 2021

Os líderes das bancadas parlamentares do MpD e do PAICV e a deputada da UCID mostraram-se “expectantes” relativamente ao exercício das funções do novo Presidente da República e manifestaram disponibilidade em colaborar para um melhor relacionamento.

Posse/PR: MpD, PAICV e UCID com expectativas “boas” relativamente ao novo Presidente da República

João Gomes, João Baptista Pereira e Dória Oriana fizeram estas declarações em entrevista à Inforpress, à margem da cerimónia de tomada de posse do Presidente da República, José Maria Neves, realizada hoje na Assembleia Nacional, na Praia.

Enquanto líder da bancada parlamentar do MpD, João Gomes disse que o seu partido espera ter nos próximos anos uma “boa relação” com o novo Chefe de Estado dentro da legitimidade que cada um tem e das competências e responsabilidades dos parlamentares.

“Estamos disponíveis para colaborar porque o nosso ponto de vista fundamental é Cabo Verde, estamos a atravessar um período complicado, todos nós sabemos, um período difícil de crise pandémica, portanto, todos nós somos poucos para unir os esforços para resolvermos ou mitigarmos os grandes desafios que se colocam a Cabo Verde”, disse, almejando “uma boa coabitação”.

Por seu turno, o líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João Baptista Pereira, disse que o seu partido, que apoiou José Maria Neves nas eleições presidenciais, tem expectativas “positivas”, almejando que da coabitação resultem frutos muito importantes para Cabo Verde e para todos nos próximos tempos.

“No seu discurso profundo, trouxe um conjunto de questões que particularmente tomei nota, que tem a ver com a reforma do Estado, a descentralização, despartidarização da Administração Pública, a reforma das Forças Armadas, a questão dos transportes, mas também o debate que temos de travar relativamente o papel do Estado na economia em Cabo Verde”, referiu segundo ainda a Inforpress.

Para o PAICV, realçou, é uma satisfação ter um Presidente da República que apoiou e venceu as eleições, salientando que enquanto organização, o PAICV está mais “galvanizado” e “empenhado” em trabalhar para ajudar o Chefe de Estado na sua magistratura de influência.

Por sua vez, a deputada da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Dória Oriana, asseverou que a expectativa do seu partido é “grande” porque José Maria Neves foi eleito Presidente de todos os cabo-verdianos.

“Com tudo aquilo que ele já apresentou aqui no seu discurso e nós queremos apostar que ele irá fazer todo o trabalho que deve ser feito pelo Presidente, um olhar para Cabo Verde, defendendo Cabo Verde dentro e fora do País, fazendo mediação necessária e cumprir assim o seu papel que a Constituição da República lhe confere”, declarou conforme a fonte referida.

Disse ainda que a UCID espera uma boa relação entre os poderes da República, salientando que se houver humildade e abertura por parte de todos, poderá haver uma boa coabitação a bem de Cabo Verde.

José Maria Neves, 61 anos, foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.

O ex-primeiro-ministro (2001 -2016) sucede a Jorge Carlos Fonseca depois deste cumprir dois mandatos como chefe de Estado cabo-verdiano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project