ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reportagem/Praia: Praça Center de Palmarejo dinamiza zona e comércio geral 12 Dezembro 2021

A entrada em funcionamento, desde setembro deste ano, da Praça Center (PC) de Palmarejo está a dar uma nova vida a este bairro populoso da cidade da Praia, segundo residentes ouvidos por Asemanaonline. Além de operar como centro comercial, funciona como um centro de diversão de crianças e adultos, sobretudo em fins-de-semana. Para muitos, a inclusão, a par do pequeno parque infantil, de dinâmicas de entretenimento para adultos e crianças é um espeto que deve, no entanto, ser estudado e implementado pela gerência da novel infra-estrutura.

Reportagem/Praia: Praça Center de Palmarejo dinamiza zona e comércio  geral

Construído no âmbito de uma pareceria entre a Câmara Municipal da Praia e o Grupo Khym Negoce, este novo centro comercial situado à entrada da rotunda de Palmarejo substitui a antiga praça que servia para o estacionamento e a lavagem de viatura – na fase inicial as obras foram embargadas por uma ação acautelar movida pelo PP, mas que foi depois levantada pelo Tribunal.

«Hoje pode-se dizer que é um lugar movimentado, com muita frequência pela população de Palmarejo e não só, pois além de situar no centro desse bairro, é de fácil acesso, tornando-se num ponto de encontro entre pessoas que, até então, tirando os bares, não tinham nenhum lugar para o efeito», comenta um frequentador dessa praça à Reportagem deste jornal.

Para o cidadão Fredson, foi muito importante enquanto infra-estrutura construída de raiz para satisfazer as necessidades da população local e da cidade da Praia em geral. «Tratava-se de um lugar que estava sujo e abandonado e que servia apenas para lavar carros e encontro de cães. Além de ter ficado bonita, a Praça Center de Palmarejo acabou por gerar mais empregos, o que é sempre bem-vindo. Com isso, os moradores e outras zonas vizinhas passaram a ter um lugar para diversão em finais de semanas e não só com muitas opções a nível da restauração e comércio geral. No entanto, acho que há falta de um bom minimercado no local», analisa a mesma fonte.

Na visão do munícipe Pedro Paulo, «o impacto da infra-estrutura entre os moradores deu-se mais a nível do aproveitamento daquele espaço, ou seja, de um lugar escuro e ermo - que servia para o estacionamento e a lavagem de carros - passou a ser um espaço comercial movimentado».
Já para o entrevistado Hernâni, um jovem que teve a experiência de trabalhar no local, «as lojas têm rendimento sim, mas o problema é que as rendas são muito elevadas e as empresas ainda vão levar algum tempo para recuperar os seus investimentos». Segundo ele, os estabelecimentos que vendem comidas são os que têm maior lucro, ou seja ganham mais. Conclui que a PC constitui, como infra-estrutura, um grande ganho para Palmarejo.

Comércio, parque de diversão e estacionamento

Moradores e frequentadores da PC consideram que a mesma está a dinamizar a zona do Palmarejo e trazer um pouco mais de movimento, principalmente em fins-de-semana. É que no local se pode encontrar comidas, bebidas, lojas de jóias, roupas, sapatos e brinquedos variados. Isto sem contar com lojas de produtos electrónicos, musicais, cosméticos, de floricultura e da óptica para quem precisa de óculos. Contém ainda um grande atrativo de momento: um pequeno parque de diversão para os mais pequeninos, que está sempre cheio no período da tarde e em fins-de-semana.

No que tange a entretenimentos, muitos consideram que essa vertente pode ser repensada e dinamizada com outras atividades de animação cultural que poderão trazer mais pessoas ao local em finais de semanas e desenvolver a área económica das lojas, gerando mais venda e consequentemente rendimentos para elas.

Segundo concluem os ouvidos pela Reportagem do Asemanonline, a Praça Center de Palmarejo foi de grande importância para a zona – torna-se num dos maiores centros de lazer da zona.

É de realçar que a praça foi inaugurada no dia 17 de Setembro de 2021. Alberga 52 lojas e um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para o estacionamento de 221 viaturas automóveis.

Any Márcia Gomes Lopes (estagiária) /Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project