SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Associação de Fuzileiros junta-se à busca do corpo da terceira vítima de afogamento 09 Agosto 2022

A Associação dos Fuzileiros está hoje com uma equipa no terreno para ajudar as autoridades na busca do corpo de Idenei da Silva Santiago, desaparecido desde domingo no mar situado em Vila Esperança, Achada Grande Trás, na cidade da Praia.

Praia: Associação de Fuzileiros junta-se à busca do corpo da terceira vítima de afogamento

Segundo informações avançadas à Inforpres pelo presidente da Associação dos Fuzileiros de Cabo Verde, Adelcides Brito, aquela organização está com uma equipa de cerca de 15 homens e mais alguns efectivos do Corpo de Bombeiros e Fuzileiros no activo para dar suporte na busca no litoral, nas zonas na parte da terra.

“Neste momento estamos com uma equipa que saiu em dirceção ao mar do Palmarejo, teremos ainda outra equipa a progredir de São Tomé para Portinho, haverá igualmente uma equipa a subir de Portinho para São Tomé para cruzar aquela zona de busca e haverá também uma equipa a acompanhar a Polícia Marítima nas embarcações à procura no alto mar”, explicou.

A Polícia Nacional (PN) avançou na segunda-feira, em comunicado que, com o apoio de mergulhadores experientes e com conhecimento da área onde três homens perderam a vida no domingo, continua a “busca empenhada”, do corpo de Idenei da Silva Santiago, que continua submerso no mar.

No mesmo comunicado, a PN informou que uma inesperada onda teria arrebentado em cima de uma rocha, provocando a queda para dentro da água de uma das vítimas, fazendo com que, imediatamente, a segunda vítima tivesse saltado ao mar para o ajudar.

Contudo, prosseguiu, também este, pelas dificuldades provocadas pelo cansaço e stress do momento, viu-se em apuro e começaram os dois a se afogar.

“No ímpeto altruísta e de tentar ajudar os amigos em apuros, a terceira vítima teria saltado para o mar, quando percebeu que não seria possível, por outros meios, nomeadamente, o uso de uma boia à qual não conseguiram se agarrar, por falta de força física. Infelizmente, os três acabariam por se afogar, tendo perdido as suas vidas dessa forma lamentável e triste”, avançou.

Logo que tomou conhecimento da ocorrência, a Polícia Marítima fez, segundo o mesmo comunicado, as diligências imediatas e com a ajuda de um bote de boca aberta que estava nos arredores, foi possível resgatar dois dos corpos, tendo o terceiro submergido.

Os dois corpos resgatados foram identificados e confirmados como sendo daqueles que, em vida, respondiam por Nelson de Pina, comissário e efectivo da Direcção de Estrangeiros e Fronteiras, e Victor Dias Lopes, dos quais foram autorizadas as respectivas transladações para a casa mortuária do hospital central da Praia, para posteriores intervenções das autoridades competentes.

Falta ainda encontrar o corpo de Idenei da Silva Santiago, cujas buscas decorrem neste momento, segundo disse também à Inforpress o Capitão dos Portos de Sotavento, Mário Ribeiro, afirmando que as mesmas acontecem consoante as condições do tempo, podendo ser também suspensas em função dos resultados.

Asemana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project