SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Safende como novo conceito de bairro na Captital celebra os seus 50 anos de existência 30 Setembro 2020

Safende, que está a ser considerado um novo conceito de bairro na cidade da Praia, cerlebrou, esta quarta-feira, 30, os seus 50 anos, de luta e resistência para a concretização de um sonho de ser um sitio da Capital “amigo e acolhedor”. Neste dia, a Associação Comunitária “Amigos de Safende” (ACAS) aproveita a ocasião para homenagear a avó Militina (ver na foto), que faleceu recentemte e ficou conhecida como parteira, mãe e avó de residentes, deu um grande contributo para o desenvolvimento local.

Praia:  Safende como novo conceito de bairro na Captital  celebra  os seus 50 anos de existência

De acordo com a presidente de Associação Comunitária “Amigos de Safende” Edzany Silva, esta data, não é só de comemoração, mas também de reflexão, onde cada um dos safendenses é chamado para arregaçarem as mangas e de darem um passo melhor para levar Safende ao um próximo porto. Salienta ainda que muito trabalho foi e vem sendo feito para que cada criança do bairro cresça num ambiente acolhedor e pacífico.

“A realidade da intervenção comunitária em Safende inclui o contexto incerto e em rápida transformação em Safende. Contudo, impõe inevitavelmente que os atores Safendenses se ajustem”, frisa a presidente da Associação .

O Asemanonline estve no local e apurou que o momento da comemoração foi oportuno para uma singela homenagem de agradecimento prestada a avó Militina, que faleceu recentemente, por ter dado um grande contributo ao Bairro e não só, porque foi a parteira, mãe e avó de todos os safendenses.

Edzany Silva resslata que os safendenses são convitos de que é irreversível a transformação do bairro e que serão cada vez maiores as exigências de colaboração e empenho em prol de Safende. Acrescenta ainda que os safendenses têm sim e vão estar mais cedo ou mais tarde nos locais estratégicos de decisão sobre recursos no bairro “ Amado” de Safende.

Recorde-se que a cerimónia contou com a presença de safendeses, enfermeiros que a todo o momento não deixaram de lado os cuidados a terem com a pandemia Covid-19, as crianças que apresentaram um discurso breve, representante de Instituto do Desporto e Juventude Vany Reis e os familiares da Avó Militina. Na parte final do ato, aonceteu um momneto artistico-cultural com um desfile.

Rita Ramos

( Jornalista estagiária)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project