SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Banco de Sangue necessita de doações de todos os tipos sanguíneos para manter estoque 23 Fevereiro 2022

O Banco de Sangue do Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto (HUAN), na Praia, necessita de doações de sangue de todos os grupos sanguíneos para manter o estoque do hospital.

Praia: Banco de Sangue necessita de doações de todos os tipos sanguíneos para manter estoque

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo diretor do serviço de Banco de Sangue, Carlos Neves, para justificar o apelo do serviço, na sua página de Facebook e outros meios de comunicação, aos doadores e as pessoas que podem ajudar.

“Todos os anos, no início do ano, os doadores dispersam e, por isso, temos feito algumas campanhas em que pedimos às pessoas para fazerem doação para podermos manter estoque, pois devemos ter sempre reserva no hospital”, disse.

Conforme este responsável, a reserva do hospital central está, neste momento, “pouca” devido a uma utilização razoável nos meses de Janeiro e Fevereiro e a pouca afluência de doadores ao Banco de Sangue.

“Neste momento, o nosso estoque está mais em baixo que habitualmente, pelo que gostaríamos de ter uma média de total dos tipos sanguíneos acima de 50 na reserva”, relatou, afirmando que necessita de, pelo menos, 50 a 60 doadores para poder ter sangue para utilizar nos meses de Fevereiro e Março.

Carlos Neves sublinhou ainda ter prioridade para grupos como B, A, 0, aliás, todos, por estarem a escassear no Banco de Sangue do HUAN.

Realça ainda que todos os anos tem sido assim, mas com pandemia agravou-se, pelo que apela às pessoas a fazer a boa ação de doarem para poderem salvar vidas.

Os interessados em fazer esta boa ação, segundo disse, devem dirigir-se ao Banco de Sangue do HUAN de segunda à sexta-feira, das 08:30 às 14:00.

Explicou, ainda, que o atendimento que vinha sendo feito no espaço da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na antiga Escola Grande, no Platô, já não está a funcionar e que quem tiver intenção de doar deve dirigir-se ao Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto.

A unidade de sangue no HUAN acolhe em média 1.300 unidades de sangue e cerca de 76 por cento (%) são de doadores voluntários, e precisa de cerca de mil doadores regulares por ano para manter o ‘stock’ de sangue.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project