ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Câmara Municipal cria programa comunitário para promover maior aproximação do poder local com os munícipes 30 Dezembro 2021

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, destacou esta quarta-feira, a importância da criação do programa “Agenda de Desenvolvimento Comunitário” na promoção de uma maior aproximação entre os munícipes e a autarquia local.

Praia: Câmara Municipal cria programa comunitário para promover maior aproximação do poder local com os munícipes

Conforme explicou em declarações à Inforpress, este é um programa “inovador” criado pela Câmara Municipal da Praia, que irá concretizar o plano municipal de ter agentes comunitários nas comunidades que irão atuar em sintonia com a edilidade praiense, na identificação e resolução dos problemas que afetam os munícipes.

O programa, de acordo com Francisco Carvalho, terá agentes comunitários que irão desempenhar três funções específicas de agentes nomeadamente sanitário, comunitário e vigilante nos bairros onde estão destacados.

“Primeiro, teremos o jovem agente que tem um papel comunitário, ou seja, ele é um conhecedor da realidade comunitária, conhece todas as lideranças locais e as instituições que atuam nos bairros e que são referência nos bairros.

“Teremos um jovem com um papel sanitário que irá realizar visitas às casas dos moradores, conhecer as condições de habitabilidade, situação de vida, os problemas que os munícipes enfrentam”, informou.

Enquanto agente vigilante, o jovem capacitado nessa área, prosseguiu, irá desenvolver ações relacionadas com um conjunto de práticas consideradas “menos boas” que após a sua identificação serão reportadas à Câmara Municipal da Praia, que, por sua vez, irá intervir.

Segundo o edil praiense, o agente comunitário será fundamental na resolução de questões a serem feitas pela CMP, realçando que o mesmo irá promover acções de sensibilização sempre de forma pedagógica sobre o tratamento do lixo e entre outros problemas locais.

“Sabemos que muitas vezes os jovens recebem muitas influências nas ruas, então este agente será um vigilante, atento aos jovens, orientando os mesmos na adopçao de comportamentos saudáveis. São agentes que irão atuar em sintonia com a câmara municipal na resolução dos problemas que afetam os munícipes dos diferentes bairros da capital”, reforçou.

Informou ainda que o programa integra um grupo de jovens que já estão prontos para entrar em acção nesta primeira fase do projeto, avançando que neste momento a câmara da Praia já conta com um total de 22 jovens seleccionados, com formação inicial e que estão munidos de materiais necessários para o cumprimento dos objetivos.

No entanto, frisou que os agentes não têm necessariamente que viver nos bairros onde atuam, podem igualmente através do programa Agenda de Desenvolvimento Comunitário criar laços com os munícipes.

“Este é um programa municipal inovador e o último elo de ligação entre a Câmara da Praia e as comunidades, um prolongamento do Estado que visa promover uma maior aproximação entre os munícipes e o poder local”, declarou. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project