MÚSICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Concerto MORNA 200 ANOS A (EN)CANTAR 01 Dezembro 2021

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Morna (3 de Dezembro), assim como a inscrição da Morna na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que decorreu a 11 de Dezembro de 2019, o auditório do Centro Cultural Português será palco, no próximo dia 9 de Dezembro pelas 19 horas, de uma noite dedicada à Morna desde as suas origens até aos nossos dias, com o concerto: “Morna 200 anos a (en)cantar”.

Praia:  Concerto MORNA 200 ANOS A (EN)CANTAR

O mesmo tem como cartaz a cantora cabo-verdiana Tété Alhinho, que vai ser acompanhada por um trio composto pelo músico português Carlos Barreto (contrabaixo) e pelos músicos cabo-verdianos Ulisses Portugês (piano) e Ndu Carlos (percussão).

“Se a morna nasceu, segundo se crê, jocosa e satírica e com um andamento mais rápido influenciada pelos géneros musicais da época na ilha da Boa Vista, ela foi, com o tempo, levada pela inspiração dos nossos poetas e músicos, sofrendo algumas alterações, tanto na lírica como no ritmo, tornando-se mais autêntica, mais entranhável e mais representativa do nosso sentir crioulo. Foi enriquecendo-se com os sons das ilhas e com os eventos históricos vivenciados, traduzindo, através dos seus poemas e diversos balanços, as palavras e os estados de alma herdados ao longo de dois séculos. Ela contém, nas suas palavras e acordes, as estórias das vicissitudes e celebrações do povo das ilhas, cantadas com amor e nostalgia. Serão vários os autores e compositores a serem lembrados e os temas a serem cantados, tirados do cancioneiro que permitiu à morna correr mundo, tornando-se eterna, e levando consigo a gesta do povo que nela vive, no verso e na voz», lembra a organização do certame.

Conforme a mesma fonte, o espetáculo com entrada livre mediante reserva de bilhete, através de correio eletrónico do Centro Cultural Português: ccp.praia@gmail.com . De acordo com as normas em vigor, é obrigatório a apresentação do certificado de vacinação. O Centro Cultural Português detém o certificado de espaço “Limpo & Seguro”, garante.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project