ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Consumidores aflitos por falta de pão e farinha no mercado 22 Agosto 2022

Cabo Verde já está a sofrer a crise de cereais na sequência da guerra da Ucrânia. É que por carência de farinha de trigo no mercado várias padarias da Praia estão sem pão. Como consequência na dieta alimentar, há muita reclamação de consumidores, principalmente os com menor rendimento.

Praia: Consumidores aflitos por falta de pão e farinha no mercado

Na Capital, várias padarias estão sem pães desde sexta-feira, sobretudo carcaças que são mais consumidos pela população mais carente.

Diante de reclamações de consumidores, em Palmarejo uma das padarias colocou o aviso, informando que «não há pão» por falta da farinha de trigo no mercado.

Conforme a ronda do Asemanaonline, o cenário repete-se em várias outras unidades de panificação da Capital cabo-verdiana, Sal e outras ilhas.

Tudo indica que a rutura de stock na sequência da guerra da Ucrânia, que terá impedido a exportação da farinha para várias partes do mundo, terá estado na origem dessa situação no país.

Junto da direção da Moave, a unidade industrial responsável pela produção da farinha em Cabo Verde, foi em vão os contatos feitos para se apurar quando o produto chegará a Cabo Verde. É que, quer no Mindelo, quer na Praia, os responsáveis da empresa informaram este jornal que se encontravam em reuniões e que depois fariam chegar os esclarecimentos necessários aos consumidores.

Oxalá que a reposição do stock da farinha aconteça o mais rapidamente possível, já que a carência de pão afeta a maioria da população cabo-verdiana, com destaque para as famílias com fraco rendimento.

Atraso na chegada de navio

Entretanto, segundo declarou à Inforpress, a secretária executiva do Serviço Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), Rosa Semedo, Informa que realmente houve um atraso na vinda do barco que transporta farinha para Cabo Verde.

Farinha, pelo que é do nosso conhecimento, teve um atraso do barco para Cabo Verde, mas está previsto a sua chegada amanhã, terça-feira, no porto de Mindelo”, assegurou, asseverando que dentro de dias o trigo estará no mercado para venda. (Atualizada às 13 horas)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project