SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Dirigentes do Ministério da Educação reunidos para preparação do próximo ano letivo 03 Maio 2019

Vários dirigentes do Ministério da Educação reuniram-se emConselho Alargado, esta quinta-feira, 02, na Cidade da Praia, para a preparação do próximo ano lectivo 2019/2020. O evento que decorre durante três dias, foi presidida pela Ministra da tutela, Maritza Rosabal, contando com a participação de todos os dirigentes dos serviços centrais e desconcentrados do ME.

Praia: Dirigentes do Ministério da Educação reunidos para preparação do próximo ano letivo

Esta governante destacou a importância deste Conselho, por permitir uma reflexão sobre o percurso da educação no país, com "especial ênfase" no quadro legal para o próximo ano letivo. Rosabal lembrou ainda que é o terceiro ano da implementação do Projeto Educativo para a melhoria da qualidade do ensino em Cabo Verde, garantindo que tudo fará para que toda a preparação decorra da melhor forma.

A Ministra ressaltou algumas questões específicas e pertinentes, que devem ser analisadas e discutidas, nomeadamente políticas de proteção das crianças e dos adolescentes nas escolas, com destaque para os casos de assédio nas escolas, apelando às escolas e todos os agentes educativos, no sentido de organizarem programas e conteúdos que visem combater e prevenir esse mal no seio dos docentes e alunos.

Também fez referência ao trabalho infantil, lembrando que foi criada uma direção específica para as questões da cidadania e a promoção dos direitos. “Neste sentido, as direções têm de agir de uma forma diferente, temos que conhecer quais são as situações para podermos intervir e ver também quais são as situações que afetam as famílias destas crianças”, ressalvou.

Outro aspeto referenciado pela governante, visa o novo quadro legal para melhor forma da sua aplicação e “limar” ainda, as questões que existem sobre a gestão. “Para isso há ações de formação em matéria de gestão, para que todos os delegados e o pessoal das delegações escolares conheçam bem este quadro legal e os novos instrumentos de gestão que vão dar o suporte a este quadro legal, que é muito importante para a preparação do próximo ano letivo”, avançou.

Este Conselho Alargado, segundo Maritza Rosabal, serve, ainda para fazer o balanço do desenvolvimento deste presente ano letivo, de forma geral, pelo que mostrou-se satisfeita com os ganhos alcançados, designadamente, melhoria nas taxas líquidas de frequência escolar, tanto no nível básico, como no secundário, melhoria nos resultados dos alunos, diminuição da taxa do abandono escolar e aumento do número de matrículas, sobretudo, no 7º e 9º ano de escolaridade.

“Serão três dias de muito trabalho, mas sobretudo de muita partilha, para recolher a maior quantidade de informação, porque trata-se de um Conselho onde todos participam e têm uma opinião a dar, sabendo que esta é a equipa, que a nível central e local, está implementando as medidas, em concertação com o corpo docente e todas as direções locais”, finalizou.

Recorde-se, que este Conselho do Ministério da Educação tem como objetivo, o fortalecimento das estruturas centrais e locais na coordenação e gestão do setor, mediante a assunção/apropriação dos novos instrumentos legais e das suas implicações no processo de planeamento e de gestão do setor, bem como, a preparação do próximo ano letivo.

CL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project