A instituição, que está a realizar a semana da Via Técnica 2023, que acontece de 30 de Janeiro a 04 de Fevereiro, conta actualmente com 1.025 alunos, 859 da via técnica, repartidas em 51 turmas, sendo 44 da via técnica.
“A nossa pretensão é de no próximo ano ser 100 por cento (%) via técnica, ou seja, termos apenas o 11º e 12º de Ciências e Tecnologias, e vamos acabar com o 9º ano, uma vez que no próximo ano lectivo a via técnica vai começar no 10º ano”, precisou António Afonso Tavares, apontado que a escola tem sido muito procurada, dada a sua valência técnico-profissional.
“Nos últimos anos temos tido muito procura, há três anos procuravam o sétimo ano, que hoje não existe, o oitavo ano não existe desde ano passado, para este ano lectivo tivemos muita procura do nono ano, mas demos preferência aos alunos da via técnica”, explicou o responsável, detalhando que há 249 alunos da via técnica do 10º ano, 315 no 11ºano e 297 no 12º ano.
Esses números, segundo António Afonso Tavares, demonstram que a ESPCR é a instituição de ensino que Santiago Sul que aprova mais alunos do 12º ano, sendo que a nível nacional fica atrás somente da Escola Técnica de Assomada, que conta com mais alunos no 12º ano.
Por isso, reiterou a pretensão de transformar a ESPCR numa escola de referência no País a nível do ensino secundário e da formação profissional, ” por estar num processo de evolução interessante em termos de número de alunos na via técnica”.
” Em 2016 tínhamos 385 alunos na via técnica, 2020 eram 492, em 2022 foram 561 e este ano estamos com 859″, precisou António Afonso Tavares, acrescentando que a instituição conta com somente quatro turmas da via geral (9º ano).
“Isto quer dizer que, para além das valências pedagógicas, a escola é um lugar seguro e um estabelecimento de ensino de referência para os pais colocarem os seus filhos”, observou António Afonso Tavares, informando que a instituição conta com alunos da Praia, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago, Boa Vista e Sal.
“Neste primeiro trimestre, tivemos 58 alunos da via técnica no quadro de honra e com uma taxa de positividade de 86 %, em áreas com 14 disciplinas e com 36 tempos lectivos semanais, quando na via geral o tempo semanal é de 22, o que é uma diferença enorme”, justificou o responsável, defendendo que esses resultados demonstram que a ESPCR tem sido uma referência do ensino técnico em Cabo Verde.
No entanto, ressalvou que as outras escolas técnicas do país, tanto de Assomada, Porto Novo e Mindelo, têm feito um bom trabalho que, segundo ele, tem ajudado na valorização do ensino técnico.
Em relação às actividades da Semana da Via Técnica, o director da ESPCR disse que a principal novidade deste ano vai ser a implementação de curso de montagem e manutenção instalações de climatização e refrigeração.
Este curso, que começou no ano passado, informou, conta com duas turmas, de 11º e 12º, e é lecionado somente na ESPCR.
A ESPCR conta com 1.025 alunos, sendo 859 da via técnica, mas sublinhou o director, que o objectivo para o proximo ano é tornar a instituição de ensino 100% técnica e uma referência a nível nacional no ensino técnico-profissional.
A Semana com Inforpress